Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Relatório anual examina a importância dos insights de dados para gerenciar e medir as metas de sustentabilidade; a companhia se comprometeu a atingir emissões líquidas zero até 2040

Por Redação

Geotab reduz 41% de emissões de GEE em 2023
A companhia se comprometeu a atingir emissões líquidas zero até 2040

A Geotab reduziu de 41% nas emissões de GEE em 2023 (em relação à linha de base de 2019) e obteve uma redução de 35% nas emissões de GEE em 2023 (em relação à linha de base de 2019). A informação consta no Relatório de Sustentabilidade e Impacto 2023 divulgado pela companhia.

A companhia se comprometeu a atingir emissões líquidas zero até 2040, uma década antes do previsto no Acordo de Paris, e pretende uma redução de 50% nas emissões nos Escopos 1, 2 e 3 até 2030.

“A crise climática exige ação. A indústria dos transportes é uma das principais fontes de emissões de CO2, com uma grande oportunidade de causar um impacto positivo no curto prazo. Como parceiro próximo dessa indústria, temos a obrigação moral de fazer a nossa parte no apoio à redução de carbono – não apenas para nós, mas também para os nossos clientes. Esta tem que ser uma abordagem colaborativa. Existem muitos desafios para enfrentar e resolver isoladamente”, comentou o fundador e CEO da Geotab, Neil Cawse.

Segundo a companhia, o maior impacto da Geotab está no apoio a clientes e parceiros para impulsionar a transformação por meio de insights baseados em dados e IA, permitindo a tomada de decisões informadas à medida que reportam e acompanham o progresso em todas as fases da jornada de sustentabilidade.

Em uma pesquisa recente da Geotab, 87% dos profissionais de frota dos EUA esperavam que os seus custos de negócio aumentassem em 2024, e 40% confirmaram que utilizam inteligência de dados para criar uma frota mais sustentável, ao sinalizar problemas e melhorar a economia de combustível e a ociosidade. Informações de dados sobre a utilização de combustível, melhores rotas, gestão de emissões, comportamento de condução (como a redução de frenagem brusca), e a integração de VE nas frotas ajudam a reduzir os custos e a melhorar os resultados financeiros.

JBS: EXPANDINDO A FROTA ELÉTRICA DA NO CARBON

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

A JBS foi um dos destaques no Relatório de Sustentabilidade e Impacto 2023. A empresa conta com a No Carbon, uma divisão especializada no aluguel de veículos comerciais 100% elétricos. Os serviços de aluguel de frotas da No Carbon ajudam a tornar os caminhões elétricos uma realidade para as empresas que procuram reduzir as emissões. Com mais de 260 caminhões e em crescimento, a No Carbon necessitava de uma ferramenta para gerir o funcionamento e o estado das baterias de seus veículos, bem como para acompanhar desempenho, localização e as distâncias percorridas em tempo real.

A No Carbon recorreu à ajuda das soluções da Geotab para veículos elétricos para acompanhar o estado e o carregamento das baterias de seus VEs, proporcionando-lhes uma melhor visão e controle das suas operações para apoiar a expansão. Até à data, foram retiradas da atmosfera mais de 3 mil toneladas de emissões de CO2.

“A plataforma telemática da Geotab foi essencial para alavancar o projeto No Carbon. Por meio dela, conseguimos monitorar todos os aspectos da nossa frota, identificando e atuando proativamente nos pontos de falha e melhoria no dia a dia”, disse Carlos Lopes, especialista da No Carbon.

OS DESAFIOS ENFRENTADOS

O relatório da Geotab identifica áreas de melhoria que refletem desafios semelhantes enfrentados na indústria em geral. Para o Escopo 3, que rastreia emissões indiretas como atividades da cadeia de suprimento, a Geotab viu um aumento de 11% em 2023 (em relação à linha de base de 2019) principalmente devido ao aumento das compras de bens e serviços, e ao aumento das viagens de negócios e das deslocações diárias.

Desafio para coletar dados precisos e confiáveis de emissões de Escopo 3 em toda a cadeia de valor, principalmente por conta da disponibilidade variável de dados em diferentes regiões.

Segundo a companhia, isto destaca a importância de uma maior colaboração com parceiros da cadeia de suprimentos e fabricantes para alcançar um rastreamento abrangente, desde matérias-primas até matérias no fim da vida útil, e uma maior utilização de informações de dados também ajudará a proporcionar mais transparência e compreensão na abordagem dos desafios.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *