Às vésperas da COP30, que será realizada em novembro em Belém/PA, a Mercedes-Benz Brasil e a Be8, empresa referência em energia renovável, uniram forças em uma ação inédita de testes com o biocombustível BVant, 100% brasileiro e renovável.

Batizada de Rota Sustentável COP30, a iniciativa vai percorrer mais de 4 mil quilômetros pelo país (de Passo Fundo/RS a Belém/PA) para avaliar o desempenho e as emissões do biocombustível em condições reais de operação. O teste será realizado com dois caminhões Actros 2553 6×2 motor OM471 e dois ônibus O500 motor OM 460. Dois veículos serão abastecidos com diesel B15 e dois com BVant.
“Aproveitamos esse momento de COP30 para testar o diesel comercial B15 e o nono biocombustível da Be8 BVant, que tem caracteriasticas diferentes e indica grandes possibilidades de redução de CO2. O objetivo é colocar esses veículos na estrada e ao longo dessa rota de quatro mil quilômetros vamos fazer algumas paradas e medir a emissão de CO2”, explicou Luiz Carlos, diretor de comunicação e marketing da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo Luiz Carlos o projeto reflete o compromisso da marca com a descarbonização do transporte de cargas e passageiros, alinhado às metas globais de sustentabilidade do Grupo Daimler Truck.
“Estamos às vésperas de um momento crucial para o debate climático mundial, e o Brasil tem papel estratégico nessa transição energética. Nossa matriz energética diversificada e a capacidade produtiva de biocombustíveis nos colocam em posição privilegiada para desenvolver soluções locais e sustentáveis”, destacou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da montadora voltadas à redução de emissões, que inclui o avanço da eletromobilidade, o uso de motores Euro 6 e o desenvolvimento de tecnologias compatíveis com diferentes fontes de energia limpa.
Biocombustível BVant reduz 99% de CO2 nos primeiros mil quilômetros de teste
Com 20 anos de atuação e liderança no mercado nacional de biodiesel, a Be8 é a parceira energética da Mercedes-Benz na Rota Sustentável COP30. A ação marca o início de uma nova fase da companhia, que amplia seu papel na transição energética e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Segundo Erasmo Carlos Battistello, CEO e presidente da Be8, a empresa nasceu com o propósito de renovar e liderar a inovação energética. “Nosso objetivo é criar um futuro sustentável, preservando nossas origens e o planeta. E isso só é possível por meio de parcerias, como a que temos com a Mercedes-Benz, que compartilha da mesma visão de cuidar do nosso planeta”, afirmou.
Entre as inovações apresentadas, Battistello destacou o BVant Vivant, biocombustível patenteado pela Be8 e desenvolvido integralmente por sua equipe de engenharia. “Chamamos o Vivant de HVO brasileiro. Ele substitui o diesel em 100%, é produzido a partir de matérias-primas nacionais, como óleos vegetais e resíduos, e garante redução mínima de 50% nas emissões de CO₂, além de cortar em até 90% a fumaça preta”, explicou.
No trecho entre Passo Fundo/RS e São Bernardo do Campo/SP, os testes, auditados pelo Instituto Mauá, demonstram que a redução de emissão do tanque a roda foi de 99%. Já do poço a roda (toda a cadeia produtiva) a redução de 65%. Estamos muito felizes com esse primeiro resultado e com expectativa enorme de chegar a Belém e poder divulgar esses números na COP30”, disse Battistello.
O executivo reforçou ainda que a sustentabilidade também deve ser vista como vetor de desenvolvimento econômico. “A transição energética não é apenas uma pauta ambiental, mas uma oportunidade de gerar valor e movimentar a economia. Os biocombustíveis são bons para o planeta, para as pessoas e para o país”, concluiu.
Fonte: Portal O Carreteiro









