Category Notícias

Imagem dos implementos fabricados pelas TOP 20 empresas

As fabricantes brasileiras de implementos rodoviários seguem firmes no cenário internacional e garantiram espaço entre os TOP 20 maiores players do setor, segundo o ranking anual da revista GlobalTrailer, referente à produção entre julho de 2024 e junho de 2025. Entre os destaques estão Randon, Facchini, Librelato e Guerra, que aparecem ao lado de gigantes dos Estados Unidos, Alemanha, China e outros polos industriais.

Destaques do ranking

De acordo com os dados, a fabricante da Randoncorp ocupa a 9ª posição, com 28.191 unidades produzidas, praticamente mantendo a colocação do ano anterior, apesar de uma leve retração frente às 33.179 unidades de 2024. A grande surpresa foi o crescimento da Facchini, que subiu da 10ª para a 7ª posição e alcançou 30.772 implementos.

A Librelato figura na 16ª posição, com 11.163 unidades, enquanto a Guerra registrou 9.500 implementos, avançando da 20ª para a 17ª colocação.

Liderança mundial

A liderança mundial continua com a chinesa CIMC Vehicles, que superou a marca de 102 mil unidades, seguida pela alemã Schmitz Cargobull (51 mil) e pela norte-americana Hyundai Translead (41,6 mil).

Importância da presença brasileira

A presença brasileira neste levantamento reforça a importância do país como polo produtor de semirreboques e implementos rodoviários. Mesmo em um cenário desafiador, com variações cambiais, altos custos logísticos e oscilações na demanda doméstica, as fabricantes nacionais seguem competitivas e com forte inserção internacional.

O dado mais relevante é que, entre os 20 maiores fabricantes globais, o Brasil emplaca quatro representantes, consolidando-se como um dos principais polos da indústria de implementos rodoviários fora do eixo EUA-Europa-China.

Ranking Global de Fabricantes Implementos Rodoviários


Foto de Marcos Villela Hochreiter

Marcos Villela Hochreiter
autor convidado

Jornalista especializado em mobilidade desde 1989, com passagem por áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo.
Foi editor da revista Transporte Mundial por 22 anos e diretor de redação do núcleo da Motor Press Brasil.
Desde 2018, representa o Brasil no grupo International Truck of the Year (IToY), que reúne jornalistas de 34 países.
Colaborador da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) desde 2021.
Em 2023, fundou a plataforma Frota News, focada em transporte e gestão de frotas.

Este artigo foi escrito para o Transvias em parceria com o portal
Frota News.

Fonte: Transvias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *