Category Notícias

Em um ano marcado por desafios econômicos e transformações profundas no transporte, a Iveco chega a 2025 celebrando resultados, investimentos e uma nova fase de consolidação no mercado brasileiro. Com crescimento acima do setor, avanço no ranking de participação e um portfólio cada vez mais completo, a montadora reforça sua estratégia baseada em inovação, sustentabilidade e relacionamento próximo com clientes e parceiros.

A Iveco vive um momento simbólico e estratégico na América Latina. Em 2025, a montadora celebra três marcos importantes, os 50 anos da marca no mundo, os 25 anos do complexo industrial de Sete Lagoas/MG e cinco anos de um ciclo de liderança regional marcado por crescimento consistente, inovação e fortalecimento da relação com clientes, concessionários e parceiros.

Para Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o ano consolida uma trajetória construída com foco além do produto. “O sucesso de uma empresa não se faz somente com produto ou serviço, mas com um relacionamento extraordinário. E é isso que a gente vem construindo com cada um dos nossos parceiros”, afirmou durante encontro com clientes, rede e imprensa.

Consistência em um mercado desafiador

Mesmo em um cenário desafiador para o setor, a Iveco encerra 2025 com resultados expressivos. A montadora alcançou recentemente a quarta posição em participação de mercado no Brasil, considerando o portfólio completo de caminhões de 13,5 a 74 toneladas.

“Em 2019, a Iveco era muito tímida no mercado brasileiro. Fomos evoluindo passo a passo e hoje chegamos à quarta colocação. Mas ainda tem uma escada para subir, e não vamos parar até chegar no topo”, destacou Querichelli.

Além do avanço em market share, a marca foi a que mais cresceu em volume absoluto de vendas no País, superando concorrentes em um ano considerado difícil para a indústria.

Portfólio Iveco forte e TCO competitivo

Um dos pilares desse desempenho é o portfólio completo e competitivo. O Daily segue como referência no segmento de leves, enquanto a linha Tector ganhou espaço entre médios e semipesados. Já no segmento de extrapesados, o S-Way se consolidou como protagonista.

“Lançamos o melhor caminhão pesado da história da Iveco. O S-Way atua em um segmento que representa 44% do mercado brasileiro e, mais uma vez, somos a marca que mais cresce nesse nicho”, ressaltou o executivo.

Segundo Querichelli, o modelo se destaca pelo TCO, considerando preço de aquisição, custo operacional e valor de revenda. “Mais de 6.500 unidades do modelo já rodam pelas estradas do País, com feedback positivo dos clientes e recompra crescente”, destacou.

Financiamento, consórcio e ecossistema de negócios

Outro ponto estratégico é o suporte financeiro. De acordo com o executivo, dois em cada três caminhões vendidos no Brasil são financiados, o que torna essencial um ecossistema sólido de crédito.

Nesse contexto, a Iveco vem fortalecendo o Iveco Capital, ampliando o consórcio da marca e reformulando processos com foco em agilidade e competitividade.

Investimentos e estrutura industrial

A celebração também marca o encerramento de um ciclo robusto de investimentos. A Iveco conclui um plano de R$ 1 bilhão aplicados em produtos, rede de concessionários e estrutura organizacional, além de R$ 510 milhões em pesquisa e desenvolvimento, dentro do programa Mover.

Outro anúncio relevante é a construção de um novo centro de distribuição de peças, com investimento de R$ 93 milhões, em Pouso Alegre/MG. A unidade vai ampliar a disponibilidade de componentes e reduzir o tempo de parada dos veículos. “Queremos aumentar ainda mais a proximidade com clientes e concessionários, garantindo eficiência e rapidez no pós-vendas”, explicou.

S-Way metálica 

Fonte: Portal O Carreteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *