A descarbonização do motor é uma técnica eficiente para aumentar a potência dos caminhões e reduzir o consumo de combustível. O processo consiste na limpeza interna do motor, eliminando depósitos de carbono que se acumulam em componentes essenciais. Os principais são válvulas, pistões e bicos injetores, que comprometem o desempenho do veículo.
Especialistas destacam que a descarbonização melhora a eficiência do motor. Em outras palavras, isso significa respostas mais rápidas e queima de combustível mais eficiente. Como resultado surgem vantagens como menor consumo e redução da emissão de poluentes. Além disso, outros benefícios adicionais incluem menos paradas para manutenção e maior vida útil do motor devido à redução do desgaste prematuro das peças.
O processo leva cerca de uma hora e tem um custo médio de R$ 1.400. No entanto, os caminhoneiros experimentar gratuitamente o serviço durante evento que ocorrerá no dia 30 de novembro (sábado), na sede da Ambipar, em Nova Odessa/SP.
Por fim, além de melhorar o desempenho, reduzir o consumo e minimizar ruídos e vibrações, a descarbonização também contribui para o meio ambiente, diminuindo a emissão de CO₂.
Evento gratuito em Nova Odessa
A iniciativa é promovida pela Carboflix, uma plataforma que conecta motoristas, empresas e parceiros. O objetivo é oferecer suporte nas estradas, e o serviço de descarbonização será realizado pela Carbo Vapt. Interessados podem se inscrever por meio do link.
Esse evento faz parte do lançamento do Super App Carboflix, uma plataforma que integra startups e grandes marcas em um ecossistema voltado ao cuidado e inovação nas estradas. O aplicativo oferece mais de 20 benefícios aos caminhoneiros, incluindo serviços como telemedicina, assistência na estrada, consultoria nutricional, suporte psicológico, treinamentos e seguro de vida.
Com uma assinatura acessível, os motoristas também terão acesso à descarbonização de motores, assistência econômica, apoio funerário e outros serviços. Por fim, como incentivo, quem participar do evento de descarbonização receberá um ano de gratuidade no app.
veja mais
Péssima qualidade das rodovias aumenta em 5% consumo do diesel
Fonte: Portal O Carreteiro