Primeiras entregas ocorrem em julho de 2024, com a inauguração do Parque Valongo; investimentos somam R$ 100 milhões
Por Redação
Porto de Santos (Foto: Divulgação)
O Porto de Santos anunciou plano de investimentos de mais de R$ 20 bilhões, com o objetivo de se tornar um dos vinte maiores portos do mundo em capacidade instalada nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Atualmente, o Porto de Santos ocupa a 39ª posição mundial em capacidade, mas com os novos investimentos, a meta é avançar significativamente nesse ranking. “O Porto de Santos concorre com qualquer outro porto do mundo em termos de tecnologia. A nossa responsabilidade é garantir uma boa estrutura para a iniciativa privada comandar com êxito as operações”, disse Pomini. “Nove dos dez maiores portos, hoje, estão na China.”
CARBONO ZERO E HIDROGÊNIO VERDE
Acompanhando as tendências e responsabilidades globais, o Porto de Santos pretende atingir o objetivo de ser uma instalação carbono zero até 2030. Nesta manhã, Pomini detalhou o plano para uma Parceria Público Privada (PPP) da usina de Itatinga, hidrelétrica que pertence ao próprio Porto de Santos.
Em alinhamento com as tendências globais de sustentabilidade, o Porto de Santos planeja se tornar uma instalação carbono zero até 2030. Um dos projetos para alcançar este objetivo é a Parceria Público-Privada (PPP) para a usina hidrelétrica de Itatinga, pertencente ao próprio porto. A PPP, que incluirá a produção de hidrogênio verde, receberá um investimento de cerca de R$ 500 milhões. Estudos de modelagem para este projeto estão previstos para serem entregues até janeiro de 2025.
PRAZOS E INVESTIMENTOS
Segundo a empresa, para melhorar a circulação e acesso de navios, a calha do canal do Porto passará por alargamento e aprofundamento, passando de 15 para 16 metros por meio da contratação de empresa privada. Para a primeira etapa do projeto, o IBAMA já expediu a licença para a obra de derrocagem, e o BNDES está formatando a concessão do canal, considerada a principal obra da logística do porto, com montantes que atingirão R$ 6.5 bilhões em 20 anos.
Também conectada à operação do canal está a implantação do Sistema de Monitoramento e Tráfego de Navios (VTMIS). A tecnologia, que passará a ser implantada a partir de 2025, auxiliará na capacidade de movimentação e manobrabilidade de navios, com a utilização de drones submarinos, que também auxiliam na inspeção de cascos de navios, colaborando com autoridades no combate ao tráfico de drogas.
Uma das mudanças mais significativas será a transferência do terminal de passageiros Concais para o Valongo, ampliando a capacidade e conforto no atendimento de passageiros e recebimento de navios de turismo. A primeira fase do Parque Valongo está com entrega prevista para o dia 5 de julho deste ano.
A construção do túnel submerso Santos-Guarujá, com orçamento de R$ 5,1 bilhões, tem o início da concessão para a construção prevista para o primeiro semestre de 2025. A concessão terá duração de 70 anos (35 com a possibilidade de renovação por mais 35).
Fonte: Mundo Logística