Veículo foi lançado pela VIX Logística e possui capacidade máxima de tração de até 120 toneladas; empresa iniciou os testes do equipamento nas operações em maio
Por Redação
Caminhão elétrico de alta capacidade “Atlas” (Foto: Divulgação)
A Suzano e a VIX Logística anunciaram uma parceria para testar o caminhão elétrico de alta capacidade “Atlas”, na Unidade Aracruz (ES). Segundo a companhia, o veículo é o primeiro do Brasil a alcançar a capacidade máxima de tração de até 120 toneladas. A Suzano iniciou os testes do equipamento nas operações em maio.
De acordo com a empresa, o veículo tem potencial para reduzir em até 20% a emissão de poluentes no trajeto entre a fábrica e o Portocel, terminal por onde a produção é exportada. Desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, o Atlas passou por um processo de adaptação para operar com propulsão elétrica.
Com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode economizar até 8,3 mil litros de diesel por mês e evitar a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2.
“A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes”, afirmou a gerente de Excelência Operacional da Suzano, Beatriz Nalevaiko Venturini.
Fonte: Mundo Logística