Foram consideradas as emissões relacionadas ao funcionamento da plataforma, além dos gases gerados no transporte e distribuição dos produtos
Por Redação
Minerva Foods netralizar emissões de gases causadores do efeito estufa (Foto: Divulgação)
A Minerva Foods anunciou que neutralizou as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) geradas pelo seu e-commerce, o “Meu Minerva”, em 2023. Para realizar a compensação, a companhia adquiriu 830 VCUs (Verified Carbon Units), responsáveis por compensar 830 tCO2e emitidos no período, por meio da MyCarbon, a subsidiária que atua no mercado de carbono.
Foram consideradas as emissões relacionadas ao funcionamento da plataforma, além dos gases gerados no transporte e distribuição dos produtos. De acordo com a empresa, a plataforma é a primeira do segmento de proteínas a ser considerada carbono neutro no Brasil, com emissões compensadas desde 2021.
Segundo a companhia, atualmente, o transporte dos produtos é responsável por 99% das emissões dos gases de efeito estufa e o departamento de logística tem investido em uma série de iniciativas para minimizar este volume, entre elas, a otimização das rotas, reduzindo a quilometragem dos veículos e consequentemente a difusão de GEE.
Em comunicado, a Minerva Foods afirmou que os créditos adquiridos referentes à operação de 2023 são originados do projeto de conservação florestal REDD+ (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation), realizados por instituições públicas ou privadas, que geram créditos de carbono a partir da conservação de áreas de florestas.
“A compensação de emissão de gases de efeito estufa é um importante pilar dentro do valor de sustentabilidade da Companhia, que visa gerar negócios com o menor impacto ambiental possível. A inovação e o pioneirismo são parte de nosso DNA, ficamos orgulhosos de nossa trajetória nos últimos anos e por seguimos contribuindo para projetos de preservação, tão importantes ao meio ambiente,” explicou o gerente do e-commerce Meu Minerva, Marcelo Narita.
De acordo com a empresa, desde a criação, o “Meu Minerva” tem as emissões contabilizadas nos inventários de emissões GEE da Minerva Foods, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories e NBR ISO 14064.
Fonte: Mundo Logística