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EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
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A popularidade da eletrificação do transporte está crescendo, mas ainda há muitos equívocos sobre a sustentabilidade dos caminhões elétricos. É crucial distinguir entre fatos e ficções para tomar decisões e investimentos informados. Alinhar o setor de transporte com o Acordo de Mudança Climática de Paris é um desafio que exigirá ação governamental. Enquanto isso, a eletrificação de transportes e os modelos de veículos pesados de zero emissões estão se expandindo. As baterias de caminhões elétricos são uma parte crucial desse desenvolvimento, mas qual é o seu impacto ambiental real?

Aqui estão alguns fatos para considerar sobre baterias de caminhões elétricos:

  • Embora o impacto ambiental das baterias possa parecer desvantajoso, o ciclo de vida completo do veículo apresenta uma pegada de carbono significativamente menor após 100.000 km. Além disso, estamos fazendo progressos na produção de baterias com 100% de energia renovável.
  • A preocupação com a disponibilidade limitada de energia verde é compreensível, mas os benefícios ambientais dos veículos elétricos, como ausência de emissões de escape, redução de ruído e melhoria na qualidade do ar local são significativos. A acessibilidade à eletricidade verde está aumentando a nível mundial.
  • Há preocupações com violações dos direitos humanos no processo de produção de baterias devido à origem do cobalto, mas a indústria automotiva está trabalhando para garantir a rastreabilidade e o respeito à ética e aos direitos humanos na cadeia de suprimentos.
  • A eficiência da bateria de caminhões elétricos pode diminuir em climas frios, mas recursos para manter as baterias em sua temperatura ideal estão sendo implementados. A perda de alcance em condições climáticas frias é geralmente limitada.
  • A disponibilidade de minerais é uma preocupação para a produção de baterias elétricas, mas os fabricantes estão trabalhando para encontrar fontes alternativas e aumentar a utilização de materiais reciclados, para reduzir a dependência de minerais.

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Foto: Volvo Trucks

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Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

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