O sistema de cobrança por quilômetro rodado (free flow) nas rodovias pode ajudar a reduzir o consumo de combustível e a tarifa de pedágio pode ser até 70% menor para veículos frequentes. Em junho de 2021, a BR-101 foi a primeira estrada federal a ter o sistema de cobrança automática instalado pela CCR Rio-SP.
Além disso, os pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas identificam o veículo pela tag de pedágio eletrônico ou pela placa. Os veículos com tag têm desconto de 5% na tarifa de pedágio. Já os usuários frequentes podem usufruir de descontos adicionais, que podem variar de 5% a 70%. Além disso, os veículos leves têm um desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem no mesmo local e sentido dentro do mês.
Outra opção é o pagamento da tarifa por meio de aplicativos como o Pix ou o WhatsApp Chatbot. Antes de iniciar a nova forma de cobrança, a CCR fará uma campanha educativa para mostrar aos usuários como o equipamento funciona e destacar seus benefícios. Vale lembrar que a tecnologia de cobrança por quilômetro rodado já estava em operação em rodovias paulistas desde 2012.
Leia também: DER/PR começa nova fase da recuperação da BR-277 no Litoral na segunda-feira
Foto: Divulgação
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada