O setor rodoviário de cargas tem se destacado em 2022 devido ao bom desempenho das exportações e do agronegócio, de acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De 2020 a 2021, houve um aumento de 10% em TUKs (unidade de medida que combina toneladas com quilômetros percorridos) e 16% em custos gerados. No ano passado, 1,9 trilhão de TUKs foram movimentadas, gerando um custo de R$ 1 trilhão, e a expectativa é que este ano o volume supere esses valores.
As transportadoras estão planejando para o próximo ano com base nas atividades deste ano e esperam continuar o crescimento e a melhoria contínua. Apesar de alguns obstáculos, como a flutuação dos preços dos combustíveis, as demandas do setor ainda são economicamente satisfatórias para o país. A perspectiva é que essa alta continue no próximo ano. As empresas estão se preparando para possíveis desafios em 2023 e planejando para aperfeiçoamentos e inovações para continuar sendo competitivas no mercado.
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Fonte: Portal Estrada