
A Bridgestone apresentou ao mercado brasileiro o R167E, novo pneu voltado para aplicações urbanas, como ônibus, caminhões de coleta de lixo e betoneiras. O lançamento marca uma renovação da linha de pneus urbanos da marca, trazendo avanços em tecnologia, eficiência e durabilidade, além de já nascer compatível com veículos elétricos, na medida 295/80R22.5.
Lafaiete Oliveira, novo Country Manager da companhia no Brasil, destacou a importância da inovação para atender às transformações do setor de transporte.
“O pneu pode parecer simples, mas por trás dele existe muita engenharia, pesquisa e investimento. Nosso objetivo é oferecer qualidade, sustentabilidade econômica e ambiental, além de reforçar a confiança de frotistas em nossos produtos”, afirmou.
Crescimento da frota urbana e eletrificação
De acordo com dados apresentados pela empresa, o Brasil possui atualmente 380 mil ônibus urbanos em circulação, uma das maiores frotas do mundo. A eletrificação também avança: em 2025, a frota verde no país já havia crescido 141%, impulsionada por políticas públicas de mobilidade e redução de emissões.
Segundo Bianca Manzano, Coordenadora de Marketing TBR, esse cenário exige soluções robustas e adaptadas à realidade urbana. “O R167E foi desenvolvido para conectar pessoas com segurança e confiabilidade. Ele pode ser aplicado em todos os eixos e atende tanto ônibus urbanos quanto caminhões que operam em baixa velocidade dentro das cidades”.
R167E: Inovações técnicas
Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, explicou que o novo pneu oferece até 20% mais quilometragem em comparação ao modelo anterior. Entre as tecnologias aplicadas, Ayala destacou o composto de baixa resistência ao rolamento, que reduz a geração de calor e prolonga a vida útil da carcaça; nova configuração de cintas, que aumenta a proteção contra falhas comuns em pneus urbanos e reduz o índice de sucateamento precoce.
“A tecnologia Cooling Fin, com desenhos diferenciados no talão, permite o o resfriamento e diminui a temperatura em até 5°C. Além disso, o fato desse novo modelo poder atender a demanda dos elétricos, ele tem maior índice de carga, pensado para suportar o peso adicional e o torque dos ônibus elétricos, que exigem mais dos pneus”, destacou. O executivo reforça que
Para Marcos Aoki, diretor de vendas da Bridgestone no Brasil , o R167E representa a renovação total da linha urbana da empresa e reafirma nosso compromisso em oferecer soluções de qualidade superior para o transporte coletivo, que é essencial para a vida das cidades. “Estamos entregando um pneu eficiente, robusto, visando uma melhor recapabilidade, e pronto para os desafios do presente e do futuro, incluindo a eletrificação das frotas urbanas”, afirma.
R167E: Garantias inéditas no mercado
Outra novidade que acompanha o lançamento do R167E são os diferenciais do pós vendas através de dois programas de garantia. “A Super Garantia é válida por seis meses contra danos acidentais que tornem o pneu inutilizável, como cortes e furos, uma cobertura inédita no segmento de pneus comerciais. Já a Garantia N3 assegura a performance da carcaça até a terceira recapagem, ajudando a reduzir significativamente o custo por quilômetro das frotas”, explicou Bianca Manzano.
Investimentos no Brasil
O lançamento do R167E também reflete os recentes investimentos de R$ 1 bilhão em novas tecnologias de produção e reforça a estratégia da companhia de ampliar sua presença no mercado.
Para Oliveira, o produto simboliza um passo importante da Bridgestone no apoio à mobilidade urbana sustentável. “Queremos estar ao lado das cidades nesse processo de transformação. O R167E é mais do que um pneu, é uma solução para tornar o transporte coletivo mais eficiente, seguro e preparado para a eletrificação”.
Fonte: Portal O Carreteiro