Category Notícias
Motorista mulher conduzindo caminhão Volvo equipado com tecnologia antissono e de detecção de desatenção, que utiliza câmeras para identificar sinais de fadiga e aumentar a segurança nas estradas
Sistema Driver Alert Support da Volvo Trucks: tecnologia que ajuda motoristas a evitar acidentes causados por fadiga e desatenção.

Pesquisas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aponta que cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados à falta de atenção, sono e à fadiga. O percentual pode variar entre países, mas o problema é global. Ciente disso, a Volvo Trucks atualizou o sistema de Suporte de Alerta ao Motorista para aprimorar sua capacidade de detectar e alertar motoristas que mostram sinais de desatenção ou sonolência.

O Driver Alert Support atualizado usa duas câmeras para detectar sinais de sonolência ou direção desatenta.

Uma nova câmera de rastreamento ocular, colocada na parte superior da tela lateral do caminhão, detecta sinais de distração e alerta o motorista com uma mensagem pop-up e um som de aviso. Uma câmera frontal, que faz parte do atual Suporte de Alerta ao Motorista, monitora o comportamento de direção e a posição do caminhão em relação à pista e à beira da estrada. Detectando assim as características típicas de um motorista sonolento ou distraído.

“Depois de várias horas dirigindo, pode ser difícil ficar alerta e focado ao volante. Nosso Suporte de Alerta ao Motorista atualizado é ainda melhor para detectar e alertar um motorista que mostra sinais de sonolência ou distração. Nosso objetivo é apoiar os motoristas e ajudar a protegê-los e às pessoas com quem compartilham a estrada“, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

O Suporte de Alerta ao Motorista atualizado já atende à legislação de segurança atualizada da UE

O Suporte de Alerta ao Motorista atualizado já atende à legislação de segurança atualizada da UE, o Regulamento Geral de Segurança (GSR2) – incluindo a segunda etapa que entra em vigor em julho de 2026, que exige que todos os caminhões na UE sejam equipados com sistemas de Aviso Avançado de Distração do Motorista (ADDW). A nova câmera de rastreamento ocular da Volvo está ativa em velocidades acima de 18 km/h.

Disponibilidade e produção

O Suporte de Alerta ao Motorista atualizado será padrão para caminhões pesados da Volvo (Volvo FH e FM), bem como caminhões médios (Volvo FL e FE) na UE e em alguns mercados fora da UE, por exemplo, Noruega, Suíça e Reino Unido. Além disso, estará disponível para encomenda para outros mercados. O novo sistema entrará em produção em novembro de 2025. Fora da UE, a Volvo também continuará a oferecer o atual Suporte de Alerta ao Motorista com a câmera frontal.

Este é o suporte de alerta de motorista atualizado da Volvo:

  • O sistema é baseado em duas câmeras. Uma câmera de rastreamento ocular detecta sinais de distração com base em para onde o motorista está olhando. Uma câmera frontal é usada para rastrear as marcações da faixa e compará-las com os movimentos de direção do motorista.
  • Se forem detectados sinais de distração ou sonolência, o motorista é alertado com uma mensagem pop-up e um som de aviso.
  • Se a condução desatenta continuar, uma nova mensagem pop-up aparece junto com um aviso sonoro escalonado.
  • O sistema é ligado automaticamente quando a ignição é ligada.
  • O sistema de suporte de alerta ao motorista pode ser desativado usando um interruptor (requisito legal do GSR).

E no Brasil?

Várias empresas especializadas oferecem sistemas de monitoramento de fadiga, desatenção e sonolência por meio de câmeras instaladas no interior, e já adotada por grandes frotistas. No entanto, sistemas similares ainda não oferecidas por nenhuma fabricante de caminhões.


Foto de Marcos Villela Hochreiter

Marcos Villela Hochreiter
autor convidado

Jornalista especializado em mobilidade desde 1989, com passagem por áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo.
Foi editor da revista Transporte Mundial por 22 anos e diretor de redação do núcleo da Motor Press Brasil.
Desde 2018, representa o Brasil no grupo International Truck of the Year (IToY), que reúne jornalistas de 34 países.
Colaborador da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) desde 2021.
Em 2023, fundou a plataforma Frota News, focada em transporte e gestão de frotas.

Este artigo foi escrito para o Transvias em parceria com o portal
Frota News.

Fonte: Transvias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *