
A plataforma MeuPedágio.com, especializada em soluções digitais para pagamento eletrônico de pedágios e gestão do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), anunciou uma parceria com o Bradesco Cartões. O objetivo é ampliar a utilização do modelo de pagamento digital de pedágios por leitura de placas, tecnologia compatível com o sistema Free Flow (sem cancelas).
A iniciativa é direcionada a transportadoras, embarcadores e caminhoneiros autônomos e busca facilitar o processo de pagamento e gestão do VPO. O Bradesco fornecerá suporte financeiro e tecnológico para viabilizar a expansão da solução, que é alinhada às diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para modernização do sistema.
Segundo Eder Leônidas, cofundador da MeuPedágio.com, a parceria deve acelerar a adoção do pagamento eletrônico por leitura de placas no transporte de cargas. Os valores do acordo não foram divulgados.
A MeuPedágio.com também se tornou a primeira plataforma autorizada a operar o pagamento do Vale-Pedágio por leitura de placas, em parceria com a Roadcard, instituição de pagamentos eletrônicos voltada para o Transporte Rodoviário de Cargas.
Pagamento eletrônico de pedágio: legislação
A partir de janeiro de 2025, o pagamento obrigatório do Vale Pedágio passa a ser 100% digital. A resolução 6.024/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou o término da comercialização de cartões e outros meios físicos para pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório (VPO). Assim, embarcadores e transportadores deverão migrar o pagamento do VPO para meios digitais, como as tags eletrônicas. Instituído pela Lei 10.209/01, o Vale-Pedágio Obrigatório desonera caminhoneiros do pagamento do pedágio, ao assegurar que o custo não seja incluído no valor do frete, proporcionando mais equilíbrio financeiro entre embarcadores e transportadores.
Fonte: Portal O Carreteiro