
O Volkswagen Meteor, lançado em 2020, está completando cinco anos de mercado. A linha, que estreou em uma apresentação virtual para jornalistas e clientes, é composta pelos modelos 28.480 6×2 e 29.530 6×4.
Desde sua introdução, mais de 16 mil caminhões Meteor foram emplacados no Brasil. Os veículos também estão presentes em mercados como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai.
O projeto recebeu investimento de R$ 1 bilhão, que incluiu pesquisa, desenvolvimento e a construção de uma nova linha de montagem de cabines para extrapesados, com processos de manufatura 4.0.
Os modelos utilizam motor MAN D26 de 13 litros combinado à transmissão automatizada de 12 velocidades. A cabine dispõe de banco com cinto de segurança integrado, suspensão de quatro bolsões de ar e painel multifuncional digital.
A família Meteor é equipada com o sistema RIO de gestão digital, que fornece relatórios e soluções de monitoramento de frota, com potencial de reduzir o custo total de operação. Entre as opções disponíveis estão diferentes distâncias entre eixos (3.200, 3.400 ou 3.600 mm) e suspensão metálica ou pneumática.
Desde 2024, os veículos contam com a opção de freio retarder. O sistema funciona como freio auxiliar independente, reduzindo o desgaste dos freios de serviço. O componente oferece seis estágios de acionamento, automáticos ou manuais, e pode alcançar potência de frenagem combinada de até 1.225 cv.
Leia mais: 20 anos Volkswagen Delivery
Fonte: Portal O Carreteiro









