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A Jomed Transportes, empresa que tem como meta o transporte sustentável,  firmou parceria com a Ultragás, com o envolvimento da Scania, e instalou dentro da sede em São Paulo, um ponto de abastecimento de biometano com tecnologia própria. O objetivo é otimizar o processo de abastecimento e reduzir os custos.

O sistema utiliza a tecnologia Hydraulic Power Unit (HPU), criada pela própria empresa, que reduz em até 50% o consumo de energia em comparação ao modelo convencional e permite maior eficiência no processo de abastecimento.

De acordo com Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, o projeto marca um avanço importante para o setor. “O biometano é uma solução capaz de transformar o transporte de cargas no Brasil. A parceria com a Jomed representa um passo estratégico para expandir esse mercado e apoiar empresas que buscam reduzir suas emissões”, afirma.

A Jomed Transportes, uma das primeiras empresas a adquirir os caminhões a gás da Scania em 2019, estabeleceu a meta de cortar 30% das emissões absolutas diretas até 2030. Para Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da companhia, o novo sistema de abastecimento fortalece esse compromisso.

“Estamos adotando um combustível 100% renovável, alinhado às melhores práticas de sustentabilidade. Com o GNV em relação ao diesel conseguíamos uma redução de no máximo 16%. Já com o biometando essa relação sobe para 90%; Além disso, com o ponto próprio, ainda comparado com o diesel, teremos uma redução de custo de aproximadamente 14,5%. Em seis anos, conseguimos pagar o investimento feito para a instalação da tecnologia de abastecimento”, explica.

Atualmente, dos 350 caminhões da frota, 19 são a gás, ou seja 5% do total. Nos próximos 12 meses a expectativa é ampliar para 50 caminhões e, segundo Ferreira, existe uma estimativa de que até 2030 a Jomed tenha 50% da frota a gás, totalizando mais de 150 veículos. “Já está no nosso radar e faz parte dos nossos planos estratégicos também ter, em 2027, na filial de Cariacica/ES, mais um ponto exclusivo de abastecimento”, destacou.

Transporte sustentável: ponto de abastecimento pode acelerar aquisição de veículos a gás

Além da parceria entre distribuidora e transportadora, a Scania participa do projeto fornecendo caminhões desenvolvidos para operar com gás natural e biometano. Para a montadora, iniciativas como essa reforçam o papel do transporte rodoviário na transição energética.

“Esse é um movimento que mostra na prática como a sustentabilidade pode estar presente nas operações de transporte. O uso do biometano traz ganhos ambientais, sem perder a eficiência logística. Esse é mais um passo da descarbonização dentro do transporte rodoviário de cargas. Começamos essa jornada em 2019 com o lançamento dos veículos a gás e sabíamos dos desafios relacionados a infraestrutura e abastecimento. E depois de seis anos vemos uma realização de um projeto conjunto entre embarcador, montadora, transportador e concessionária de gás dando mais um passo importante na transição energética”, destacou Daniel Bandeira, gerente de vendas da Scania.

Em relação ao mercado de caminhão a gás, Daniel Bandeira afirma que a Scania vem investindo no desenvolvimento de seus produtos e atuamente disponibiliza ao mercado um portifólio completo de combustível alternativo. A gama de gás, por exemplo, contempla os semipesados, pesados e off road. “Temos uma crescente em escala. Vamos fechar o ano com mais de duas mil unidades comercializadas. A expectativa para os próximos cinco anos é de que 10% da produção nacional seja de veículo a gás”, explicou.

Com a colaboração entre Jomed, Ultragaz e Scania, a expectativa é de que o projeto abra caminho para a ampliação do uso de combustíveis renováveis no transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Fonte: Portal O Carreteiro

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