
A Mercedes-Benz inaugurou seu novo Centro de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva/SP. Com uma área útil de aproximadamente 60 mil metros quadrados, a unidade abriga 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados.
Portifólio de peças no novo centro de distribuição da Mercedes-Benz reúne 45 mil itens que resultam em um estoque de 9 milhões de peças para caminhões e ônibus
No total, a central mantém 9 milhões de peças em estoque para atender a uma movimentação mensal de cerca de 8 mil pedidos. Diariamente, enviam-se 1,5 milhão de peças do Centro de Distribuição para clientes do mercado interno, através de mais de 300 pontos de atendimento e a rede de concessionários.
Centro de distribuição da Mercedes atende Brasil e exterior
Para os mercados de exportação, o centro de distribuição despacha peças para países da América Latina, Europa (incluindo a matriz na Alemanha) e de outros continentes. No total, a central recebe cerca de 8.000 pedidos de clientes por dia para atender mais de 50 países. Assim, o movimento no Centro de Distribuição envolve cerca de 60 caminhões que entram e saem diariamente carregados de peças.
Essa movimentação inclui diferentes itens produzidos no Brasil e no exterior, bem como peças que atendem os mercados do Brasil e de exportação. Da mesma forma, o estoque total é composto por peças produzidas no Brasil (cerca de 70%) e importadas.
A unidade de Itupeva abastece a rede de concessionárias do Brasil e exporta peças para países da América Latina e de outros continentes.
Segundo Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, a nova Central de Distribuição de Peças é uma das maiores da Daimler Truck fora da Alemanha. “É também uma referência do setor de veículos comerciais no País”, complementa.
O objetivo, segundo Kaeding, é manter os caminhões e ônibus dos clientes em atividade o maior tempo possível, atendendo rapidamente e com máxima eficiência. O executivo afirma que a unidade processa em até 24 horas as peças para atender pedidos emergenciais. Já a reposição de estoque expresso é atendida em até 72 horas, e em até 7 dias os pedidos de estoque.
Centro de Distribuição: peças remanufaturadas Renov
O Centro de Distribuição também oferece itens remanufaturados da linha Renov, além das peças genuínas. São mais de 2 mil itens com garantia a partir de seis meses, que atendem a modelos mais antigos. A linha inclui Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, entre outros, e também motores Euro 3 e Euro 5.
Antes de inaugurar o novo Centro Logístico da Mercedes-Benz no km 72 da rodovia dos Bandeirantes, sentido capital paulista, a empresa mantinha a operação dentro da antiga fábrica, em Campinas. Atualmente, a nova e mais moderna unidade ocupa um dos galpões do condomínio logístico da HGLG. Matthias Kaeding destaca que a estrutura tem pé-direito de 12 metros, o que possibilitou a verticalização do estoque.
“Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse moderno conceito de armazém, otimizamos a operação”, complementa. Além disso, o executivo acrescenta que houve evolução também em processos internos e softwares. Como exemplo, ele destaca a utilização do do WMS (Warehouse Management System), um sistema on-line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição.
De acordo com o executivo, a mudança de endereço, juntamente com a parceria com a Penske Logistics – empresa que fornece soluções de cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo – representa um grande passo para a modernização operacional da logística de peças da Mercedes-Benz, com ganhos de performance e eficiência.
Fonte: Portal O Carreteiro