É a segunda unidade da Viveo no estado e tem capacidade de movimentar mais de 4 milhões de volumes por mês; atualmente, a companhia mantém operações em todas as regiões do Brasil, com mais de 20 CDs no país
Por Redação
Centro de distribuição da Viveo em Cajamar (Foto: Divulgação)
A Viveo anunciou a inauguração de um centro de distribuição em Cajamar (SP), com 36 mil m². Com investimentos de R$ 40 milhões, novo espaço ampliará a capacidade de processamento de pedidos e entregas da empresa.
Essa é a segunda unidade da Viveo no estado e tem capacidade de movimentar mais de 4 milhões de volumes por mês, incluindo produtos que pertencem ao ecossistema e marcas que terceirizam a sua distribuição.
Segundo o diretor de Supply Chain da Viveo, Villeon Jacinto, a empresa pretende melhorar o tempo de resposta da logística e aprimorar a rastreabilidade dos produtos com a expansão da de centros de distribuição. Atualmente, a companhia mantém operações em todas as regiões do Brasil, com mais de 20 centros de distribuição no país, frota própria e cerca de 7 mil funcionários.
“Primeiramente, esse será um centro de distribuição multicanal, que atenderá tanto distribuição de produtos Mafra, que garante abastecimento de medicamentos, produtos médicos, nutrição para hospitais e clínicas, quanto prestação de serviços da Healthlog que oferece serviços de transporte, gestão de estoque e armazenagem. Além disso, os produtos da Cremer, que fornece itens de primeiros socorros, cirurgia, tratamento, higiene e proteção, também serão distribuídos por meio do CD de Cajamar”, comentou Jacionto.
De acordo com o executivo, serão utilizadas estruturas de armazéns verticais no local para trazer agilidade e assertividade no processo de separação e expedição de produtos. “Assim, pretendemos reduzir a complexidade da operação e aumentar a capacidade de processamento de pedidos e entregas em todo o Brasil”, disse.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
A empresa está investindo em uma frota verde e já adquiriu 8 caminhões 100% elétricos. Nos próximos três anos, a companhia irá substituir o last mile de toda frota de veículos que atende a Grande São Paulo. Por mês, os veículos da empresa percorrem mais de 900 mil quilômetros e garantem entregas nas cinco regiões brasileiras.
“Atendemos as capitais e 80% dos hospitais privados em até 24 horas. Possuímos, atualmente, 263 veículos direcionados ao mercado de saúde, sendo 8 caminhões elétricos que atendem a Grande São Paulo”, explicou o vice-presidente de Operações da Viveo, Luiz Augusto de Lima e Silva Filho.
Outra estratégia já aprovada é a substituição das embalagens EPS (Isopor) e ER (Elemento Refrigerante) no modal rodoviário, que são utilizadas para o transporte de medicamentos e vacinas, distribuídas por meio da Health Log. Estas embalagens estão sendo substituídas por embalagens retornáveis com tecnologia de PCM (Phase Change Material), contribuindo com a redução de resíduos para o setor da saúde. A estimativa é reduzir anualmente mais de 10 toneladas de resíduos sólidos.
Fonte: Mundo Logística