Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Terminal capixaba registrou a maior movimentação de cargas ao longo dos 45 anos; segundo o comunicado, o Ebitda do período registrou aumento de 30% frente a 2022

Por Redação

Portocel movimenta 6,65 milhões de toneladas em 2023 e alcança desempenho histórico
A celulose foi destaque em 2023, com um total de 6,24 milhões de toneladas (Foto: Divulgação)

O Portocel movimentou 6,65 milhões de toneladas de cargas em 2023, um incremento de 6% em relação ao ano anterior — em 2022, foram movimentadas 6,26 milhões de toneladas. Segundo o terminal, foi o melhor desempenho ao longo dos 45 anos de história do porto, localizado em Aracruz (ES). No período, o Ebitda registrou aumento de 30% frente a 2022.

No mês de dezembro, o porto estabeleceu um novo recorde de movimentação mensal de celulose, ao embarcar 642,8 mil toneladas, quase 33% acima do total registrado em dezembro de 2022 (483,8 mil toneladas). A celulose foi destaque em 2023, com um total de 6,24 milhões de toneladas.

Contribuiu para isso a movimentação da LD Celulose, empresa localizada entre os municípios de Indianópolis e Araguari (MG), que começou a operar em meados de 2022 e exporta pelo Portocel toda a sua produção de celulose solúvel, que chega por ferrovia.

O terminal escoa, também, toda a celulose que a Suzano produz nas plantas industriais de Aracruz (ES) e Mucuri (BA); toda a produção da Cenibra, que vem de Belo Oriente (MG) por ferrovia; e toda a produção da Veracel, sediada em Eunápolis (BA), que chega por cabotagem marítima. Além de celulose, o terminal movimentou 412 mil toneladas de cargas gerais em 2023, tendo granito, produtos siderúrgicos e cargas de projetos como principais movimentações do ano.

EXPANSÃO DE ÁREA

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Em 2023, o Portocel incorporou 300 mil m², ampliando em 60% os espaços disponíveis para disposição de cargas, localizada em terreno aberto contíguo ao terminal. A ampliação de áreas cria possibilidades para movimentação de novos produtos, como café, fertilizantes, veículos, cargas de projeto e outras.

“Estamos atentos às oportunidades de utilizar nossa excelência operacional na movimentação de cargas diversificadas. A ampliação de nossa área operacional deixa o porto ainda mais preparado para essa missão”, salientou Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações do Portocel. Ele acrescentou que Aracruz vem se consolidando como um hub logístico importante, atraindo negócios para a região e tendo, ainda, o diferencial de fazer parte da área de abrangência da Sudene.

TERMINAL EM SANTOS

Conforme anunciou recentemente, o Portocel passará a operar um dos terminais utilizados pela Suzano no porto de Santos. Será responsável pela exportação de parte da produção da Suzano oriunda da fábrica de Ribas do Rio Pardo (MS), em fase de construção.

FERTILIZANTES

Outra novidade é a parceria para iniciar a movimentação com fertilizantes, por meio da Adufértil. Com investimentos da ordem de R$ 65 milhões e previsão de gerar 90 empregos diretos — além de cerca de 300 outros indiretos —, a Adufértil, que tem sede em Campinas (SP), passará a utilizar o Portocel para importação e manuseio do produto destinado aos clientes, sendo um desses clientes a Suzano.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *