Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Solução de inteligência de dados Geotab ajuda a identificar, gerenciar e prever reparos necessários nos veículos conectados, colaborando com a eficiência das operações

geotab manutenção preditiva e preventiva geotab transporte gestão logística mundologística
Manutenção preventiva ajuda a evitar falhas mecânicas inesperadas (Foto: Divulgação)

Um conteúdo

O aumento na demanda das transportadoras causado pelas vendas de fim de ano exige uma gestão eficiente das frotas para garantir a eficiência e reduzir os custos e tempo das entregas. Neste período, entre os maiores desafios dos gestores estão a escala de paradas para a manutenção e a identificação de potenciais reparos nos veículos da frota. 

O cuidado com estes modais representa um meio de aumentar a segurança, reduzir custos e mitigar possíveis danos intrínsecos à operação diária nas rodovias e nas rotas de última milha. Pois, por meio da implementação de uma política de manutenção veicular, é possível identificar e solucionar potenciais problemas mecânicos, elétricos ou estruturais, que podem comprometer as entregas e até mesmo colocar em risco a vida de condutores, passageiros e demais usuários.  

Apesar de indispensável, essa estratégia precisa de mais atenção por parte dos gestores e condutores. Segundo o Observatório de Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2021, mais de 235 mil infrações de trânsito foram reportadas como condução de veículos em mau estado de conservação, comprometendo a segurança nas vias. Ainda segundo a entidade, problemas como falha ou defeito mecânico apareceram entre as principais causas dos 1.770 acidentes de trânsito registrados no Brasil entre janeiro e agosto daquele ano.  

Esses eventos podem ser minimizados se o plano de manutenção das frotas estiver em dia, combinando estratégias preventivas e preditivas, e a tecnologia é uma grande aliada no controle das ações. No segmento, a Geotab, líder em soluções de transporte conectado, oferece ferramentas que facilitam a gestão e diagnóstico das frotas por meio da inteligência e análise de dados. Contando com mais de 4 milhões de assinaturas globalmente em sua plataforma de telemática, a empresa fornece insights valiosos para que gestores de frotas tornem as suas operações mais produtivas, eficientes, seguras e sustentáveis. 

O dispositivo da Geotab consegue identificar problemas nos freios, pneus desgastados e sistemas defeituosos, além de monitorar a rotina de abastecimentos e o volume de emissões de gases de efeito estufa. Com isso, o sistema gera relatórios personalizados sobre áreas que necessitam de reparos e indica o melhor período para realizar manutenções.  

“Ao investirem na prevenção de problemas mecânicos, os gestores não apenas protegem seus ativos, mas também contribuem para um ambiente mais seguro e eficiente. Na Geotab, a solução baseada em IA e big data é capaz de monitorar diferentes aspectos da frota, como estado dos pneus, da bateria e falhas e diagnóstico do motor, e permite a integração com ferramentas de terceiros, que ajudam a acompanhar a programação de manutenções em veículos à combustão ou elétricos”, comentou Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA GEOTAB!

BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA 

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

A manutenção preventiva ajuda a evitar falhas mecânicas inesperadas, colaborando com a segurança e ajudando a prolongar a vida útil dos veículos. Ao revisar regularmente a frota, é possível garantir o funcionamento correto de todos os sistemas, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões de CO2. 

Além disso, ao manter os veículos em boas condições de funcionamento, é possível evitar atrasos e interrupções nas operações comerciais, além de garantir a proteção dos motoristas, o que resulta em um serviço mais confiável para os clientes e melhora a reputação da empresa. 

Um histórico de manutenção adequada pode ajudar a obter um preço melhor ao vender ou trocar os veículos da frota. 

TECNOLOGIA COMO ALIADA DA MANUTENÇÃO PREDITIVA 

Para manter a agenda de manutenções de maneira preditiva, o software da Geotab permite o acompanhamento do histórico de reparos e a identificação de padrões de falhas, para que sejam tomadas decisões mais embasadas sobre ações futuras. Com o controle das operações, é possível realizar verificações básicas antes de cada viagem e adotar uma direção segura e econômica. 

Na plataforma da Geotab, ainda é possível contar com o Centro de Manutenção, uma nova funcionalidade. Com essa feature, o gestor tem acesso a informações sobre o estado dos veículos em tempo real, permitindo que os lembretes de manutenção sejam revisados e acompanhados instantaneamente. 

A função também oferece o recurso para o monitoramento dos custos relacionados aos reparos, com tabelas de resumo de “Costliest Asset” (ativo mais caro) e “Upcoming Maintenance” (próximas manutenções), indicados durante revisões periódicas. 

“A análise contínua dos dados e o acompanhamento do que está acontecendo com a frota é crucial para fazer ajustes conforme necessário. No longo prazo, a implementação consistente de uma boa política de manutenção pode resultar em economias significativas, com menos reparos emergenciais ou danos extensos causados por falhas não detectadas. A principal forma de gerenciar a manutenção e garantir o bom funcionamento dos veículos pode ser feita com monitoramento inteligente de frotas”, ressaltou Canicoba.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *