Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Iniciativa sustentável no Brasil prevê uma redução de 13 toneladas de plástico por ano com o uso de mantas impermeáveis reutilizáveis para armazenar e deslocar cargas no aeroporto de Guarulhos

Por Redação

LATAM Cargo IATA sustentabilidade operações transporte aéreo
Solenidade da IATA ocorreu em Istabul, na Turquia (Foto: Divulgação)

A LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do grupo LATAM, foi reconhecida IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) como vencedora da 4ª edição do “Air Cargo Innovation Award” por projetos de redução de plástico em operações cargueiras domésticas e internacionais no Brasil e no Chile. Ao todo, três iniciativas desenvolvidas pelos próprios colaboradores da LATAM Cargo foram destaque entre 25 concorrentes na categoria corporativa. Cerimônia de premiação ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), em Istambul, na Turquia.

A iniciativa sustentável dos colaboradores da LATAM Cargo no Brasil reconhecida pela IATA diz respeito a uma perspectiva de redução de 13 toneladas de plástico por ano que a companhia promoverá com o uso de mantas impermeáveis reutilizáveis e vida útil aproximada de quatro anos. O material substitui o filme plástico no armazenamento e deslocamento de cargas entre os terminais do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Já as iniciativas no Chile dizem respeito à perspectiva de redução de 45 toneladas de plástico por ano, substituindo 100% do plástico utilizado no processo. De acordo com a companhia, isso será feito com o uso de mantas reutilizáveis na operação de narrow-body doméstica, iniciando em Santiago para logo se expandir nacionalmente, em substituição ao filme plástico utilizado para acomodar e transportar cargas com segurança do terminal até a aeronave.

Além disso, a companhia prevê também a redução de 18 toneladas na operação internacional por meio da substituição de filme stretch por fita 3M para acomodar cargas secas no terminal de importação do aeroporto de Santiago, substituindo 80% do plástico utilizado no processo. Com isso, a LATAM se torna a primeira companhia aérea do mundo a implementar a 3M em suas operações de carga.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Segundo o diretor de Operações Terrestres e Manuseio da LATAM Cargo, Diego García, o prêmio é um reconhecimento muito importante não apenas para o grupo, mas especialmente para colaboradores da companhia. “Há dois anos, assumimos o compromisso de migrar de um modelo linear para um circular, em que um resíduo é um recurso. Hoje, esses projetos são um reflexo desse compromisso e de que grandes mudanças podem vir de diferentes áreas e setores, sem a necessidade de grandes investimentos ou tecnologia. Esses desenvolvimentos são apenas o começo.”

A LATAM destacou que, na prática, o reconhecimento internacional reforça os avanços de economia circular do grupo em prol da agenda de sustentabilidade. Em maio de 2021, a LATAM renovou a própria estratégia com metas para contribuir na proteção dos ecossistemas da América do Sul nos próximos 30 anos: alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar plásticos de uso único em todas as suas operações até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

“Inovação é a chave para o desenvolvimento, sustentabilidade e sucesso do setor de carga aérea, e é por isso que lançamos o IATA Air Cargo Innovation Awards”, afirmou Brendan Sullivan, diretor global de Cargas da IATA. “Temos a honra de entregar o Prêmio Corporativo a LATAM Cargo por todos os seus esforços de inovação em sustentabilidade e por promover uma trilha de avanço e inclusão do tema em todos os níveis da companhia.”

Até o momento, as afiliadas de cargas do grupo LATAM pesquisaram e testaram mais de 18 iniciativas voltadas para a redução e substituição de plástico em suas operações – e sete delas estão sendo testadas em alguns mercados da região.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *