Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Sem precisar fazer paradas, nem reduzir a velocidade, a economia estimada por caminhão é equivalente a 800 mililitros de diesel; sistema já está em funcionamento

Por Redação

Caminhões vão economizar até R$ 5 em pedágio Free Flow
Há ainda uma economia relacionada ao desgaste menor das peças do veículo (Foto: Divulgação)

Para o Sem Parar Empresas, o Free Flow – primeiro pedágio sem cancelas do país – terá impacto positivo para as empresas com frotas leves e pesadas que utilizam tags. O sistema já está funcionando em três trechos da BR 101, na Rio-Santos – contemplando Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguai (km 414).

Um levantamento da empresa apontou que um caminhão pode economizar cerca de 800 mililitros de diesel, o equivalente a R$ 5, ao passar por um pórtico Free Flow. Esse resultado considera que não é necessário fazer paradas nem reduzir a velocidade, seguindo apenas o limite da via, de 80KM/h.

Há ainda uma economia relacionada ao desgaste menor das peças do veículo, uma vez que não é necessário usar o freio, nem fazer a troca de marchas para alcançar novamente a velocidade permitida pela rodovia.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

O Free Flow é um sistema eletrônico de identificação e cobrança de tarifa de pedágio com valores proporcionais aos quilômetros rodados, sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária CCR Rio/SP. Além de permitir uma viagem sem interrupções ou passagens por cabines de pedágio (automáticas ou não), o Free Flow também proporciona às empresas economia com combustível, pedágio e tempo de viagem.

“Além da economia com combustível e da fluidez de tráfego, com o sistema Free Flow a empresa otimiza a vida útil das peças do veículo”, comentou Max Guimer, diretor de Marketing e Produtos da Sem Parar Empresas. “Se com o uso da Tag Sem Parar a redução no tempo de passagem pela praça de pedágio é de 60%, comparado ao pagamento manual nas cabines, com esse novo sistema a economia de tempo é de 100%”, destacou o executivo.

Segundo a empresa, os clientes Sem Parar não precisarão fazer nenhuma mudança, nem trocar as tags. Os veículos serão identificados e tarifados pela concessionária, após a passagem pelos pórticos de controle e a cobrança será feita automaticamente na fatura do cliente.

Motoristas que não disponham de tags de pagamento automático de pedágio deverão acessar os canais da concessionária para quitar os débitos de forma manual.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *