Nova instalação aumenta em 60% a infraestrutura na cidade e leva em consideração o transporte fluvial, característica fundamental da região
Por Redação
Plano é padronizar filiais brasileiras conforme as unidades da empresa nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
A FedEx Express inaugurou um centro de distribuição em Belém (PA). Construída para unir duas operações da companhia na cidade, a nova unidade tem expansão de área de aproximadamente 3,5 mil m², totalizando 8,5 mil m² – um aumento de mais de 60% na infraestrutura. Segundo a FedEx, objetivo é reforçar operações na região Norte do país.
Além disso, o espaço dispõe de um pátio de mais de 10 mil m² que servirá para aumentar o fluxo de carretas. A companhia ressaltou que essa decisão é fundamental para atender a uma particularidade da região: o transporte fluvial.
O prédio da filial foi construído para atender às necessidades da FedEx em termos de espaço, automação e tipo de operação – parcel (pacotes) e freight (paletes). O plano é padronizar as filiais brasileiras conforme as unidades da empresa nos Estados Unidos.
Entre as soluções instaladas no novo centro de Belém está uma esteira automatizada para otimizar o carregamento e a descarga dos carros que fazem a última milha, que passam a estacionar dentro do armazém alinhados ao equipamento. O centro também possui sistemas modernos de iluminação, eclusas, docas estrategicamente posicionadas para a operação de caminhões e carretas, estrutura para paletes e segurança avançada com monitoramento de câmeras e controle de acesso.??
Segundo o vice-presidente de Operações da FedEx, Guilherme Gatti, as operações na região Norte são altamente estratégicas para a companhia no Brasil. “A ampliação da infraestrutura com a nova unidade de Belém nos ajudará a sustentar a qualidade do atendimento e das entregas que realizamos.
OPERAÇÃO FLUVIAL ESTRATÉGICA
Considerando a importância do transporte fluvial na região Norte, a FedEx possui uma operação desenhada para conectar os negócios e os moradores da região com o restante do país e vice-versa. Os principais produtos transportados são cosméticos, calçados, autopeças, eletroeletrônicos e motos.
As carretas da companhia são movidas em balsas com capacidade para até 80 veículos. As viagens pelo rio Amazonas, na rota Belém-Manaus, levam sete dias na ida e cinco dias no retorno, e acontecem diariamente de acordo com o horário da maré. Operação similar é realizada de Belém para Macapá e Santarém: ao chegar aos portos, a carga é encaminhada para os centros de distribuição da empresa, onde são preparadas para mais uma viagem por rio ou estrada.
Para atender as cidades que só possuem acesso fluvial, a FedEx coloca os pacotes em barcos. Ao todo, a companhia atende a mais de 80 municípios da região Norte pelo transporte fluvial, cobrindo, por exemplo, todo o Pará. O tempo de trânsito a partir de Belém para o interior do estado pode ser de dois a oito dias, dependendo da distância.??
A cidade de Belém é a principal conexão da companhia para o transporte fluvial na região. “O Brasil é um país geograficamente diverso e, por isso, a FedEx busca estudar minuciosamente as especificidades de cada região para adaptar as operações a cada uma das localidades onde estamos presentes.? É importante que tenhamos rede própria e infraestrutura adequada para realizar entregas tanto em grandes centros urbanos quanto em regiões remotas”, completou Gatti.
Fonte: Mundo Logística