Segundo a companhia, novo modelo carrega o veículo em 2 horas, enquanto o carregador convencional leva de 8 a 12 horas para completar a carga
Por Redação
A empresa diz que os veículos conseguem dobrar as saídas por dia (Foto: Divulgação)
A Coopercarga anunciou o investimento na aquisição de carregadores elétricos de carga rápida na unidade de Arujá (SP), projeto que reúne inovação e ESG. A motivação principal do investimento é aumentar a produtividade dos veículos elétricos, já que o carregador convencional leva de 8 a 12 horas para completar a carga, além de ser um diferencial estratégico e atrativo para os clientes.
Com este novo modelo de carregador, é possível completar a carga do veículo em 2 horas, trazendo um ganho operacional significativo. A Coopercarga considerou um marco por ser um dos primeiros a adquirir esse tipo de carregador, dentre os Operados Logísticos nacionais.
O projeto foi detalhadamente idealizado. A equipe se deslocou até Cerquilho (SP) para realização de testes antes da compra efetiva e visualizaram resultados positivos no aumento de produtividade. “O propósito foi suprir uma ineficiência do carregador padrão, devido seu alto tempo de recarga. O investimento se rentabiliza, pois dobra a produtividade do veículo na operação”, explicou o gerente de Projetos da empresa, André Vieira.
Com o investimento, os veículos conseguem dobrar as saídas por dia. No modelo convencional, a carga é realizada de um dia para o outro. Agora, as motoristas podem realizar seu intervalo enquanto a carga é realizada e ter um novo deslocamento na parte da tarde. A Coopercarga afirmou que a equipe envolvida de ponta a ponta já menciona satisfação com a metodologia.
No que se trata de sustentabilidade, a empresa também ressaltou a economia de consumo de energia. O condomínio já é autossustentável, com energia do mercado livre. “Este é um projeto desafiador. Apesar do fácil funcionamento do carregador, é necessária uma estrutura apropriada para dar conta da alta demanda energética. Com a aprovação do projeto pelo condomínio, a atual e as próximas operações poderão usufruir da novidade”, destacou Jonathan Cadina, gerente responsável pela unidade.
Entre os clientes atendidos com o investimento inicial, também houve aceitação e feedbacks positivos, destacando o constante investimento em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Um dos clientes que já desfrutam da novidade é a AGCO.
O gerente de Agronegócio da Coopercarga, Diego Fiametti, ressaltou que o investimento de um carregador deste porte em base própria acompanha o crescimento do cliente. “Nosso objetivo é investir em novos projetos que acompanhem as tendências de mercado para satisfazer cada vez mais as necessidades de expansão de nossos ativos”.
A expectativa da Coopercarga é de expansão. O próximo estudo será a instalação de um carregador de carga rápida próximo à filial de Itupeva/SP para atender a demanda de distribuição no interior do estado. “O objetivo principal deste projeto é reduzir o custo fixo e aumentar a produtividade da operação”, afirmou o diretor Comercial Leandro Rocha.
Fonte: Mundo Logística