
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou o reajuste de 5,03% na tabela tarifária da Ferrovia Norte-Sul. A decisão, publicada pelo Ministério do Transporte no Diário Oficial da União de 2 de fevereiro, apresenta uma tabela com valores para cada tipo de mercadoria, incluindo adubos e fertilizantes, cimento, açúcar, grãos, combustíveis e algodão. Além disso, inclui tarifas para contêineres cheios e vazios e direito de passagem.
Ferrovia Norte-Sul: A Espinha Dorsal do Sistema Ferroviário Brasileiro
A Ferrovia Norte-Sul foi concebida com o objetivo de ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro. Com mais de 4 mil quilômetros quando concluída, ela cortará o país de norte a sul, interligando as principais malhas ferroviárias e permitindo a conexão entre regiões produtoras e grandes portos.
Um Projeto em Desenvolvimento desde 1985
As discussões sobre a construção da Ferrovia Norte-Sul começaram em 1985, com o então presidente da República, José Sarney, como um dos maiores entusiastas do projeto. Quando concluída, a ferrovia ligará o Rio Grande do Sul ao Pará, passando pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e fazendo interligações com o Nordeste, especialmente o Maranhão.
Com o reajuste de 5,03% na tarifa da Ferrovia Norte-Sul, a ANTT tem o objetivo de melhorar a infraestrutura ferroviária do país e tornar o escoamento da produção nacional mais eficiente. Além disso, a Ferrovia Norte-Sul é vista como a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, permitindo a conexão entre regiões produtoras e grandes portos, bem como uma interligação entre as principais malhas ferroviárias do país. O projeto, em desenvolvimento desde 1985, promete ser uma grande contribuição para o crescimento e desenvolvimento do Brasil.
Leia também: Simplificação de ICMS e ISS com nova PEC de reforma tributária
Fonte: Agência Brasil
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada