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EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
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Plínio Pereira sucede a Maurício Barros e seguirá estratégia de crescimento sustentável da DHL no país; aporte inclui projetos de real estate, armazenagem, ampliação e eletrificação de frota e inovação

Por Redação


Pereira era vice-presidente de Operações do Setor de Consumo antes da promoção (Foto: Divulgação)

A DHL Supply Chain anunciou ontem (2) o novo presidente da companhia no Brasil: o executivo Plínio Pereira, que atuará na estratégia da empresa de fortalecer o crescimento sustentável no país. O novo presidente sucede a Maurício Barros, que seguirá para uma posição global do grupo. No anúncio, a DHL também comunicou o investimento de R$ 800 milhões no Brasil até 2025, com foco em projetos de real estate, infraestrutura de armazenagem, ampliação e eletrificação de frota e inovação.

Pereira é formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Economia Financeira pela Unicamp. Chegou na área de Finanças da DHL em 2007, por meio do Programa de Trainee, e desempenhou papel fundamental na criação da estratégia de Transportes da companhia no Brasil. Foi líder da área de Desenvolvimento de Negócios entre 2017 e 2020, antes de se tornar vice-presidente de Operações do Setor de Consumo — cadeira que ocupava antes da promoção.

Segundo o novo presidente da DHL Supply Chain no Brasil, o momento é único no mercado de logística. “De um lado, temos a reconfiguração das cadeias de suprimentos, com as empresas buscando ganhar eficiência e flexibilidade frente as frequentes flutuações de mercado. De outro lado, temos uma agenda de inovação e ESG que ainda tem muito a ser percorrida. Nos posicionamos, justamente, como um parceiro que pode integrar e potencializar esses movimentos.”

TRANSPORTES E INOVAÇÃO

Para a área de Transportes, o plano da DHL Supply Chain inclui a expansão da rede nacional de hubs de transbordo e consolidação de carga, o investimento em sistemas de gestão de frota e análise de dados e a ampliação da frota elétrica — atualmente, a companhia já possui 80 veículos. Destaque também para os serviços de transporte aéreo, com hub exclusivo que tem acesso à pista em Guarulhos, que receberá mais investimentos e opções ao longo deste ano.

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Em inovação, além de manter programa de parcerias com startups, a companhia irá aplicar mais tecnologias como Inteligência Artificial, RPA e desenvolver o data lake próprio. “Já estamos utilizando mais de 300 robôs RPA para automatizar atividades repetitivas de back office como geração de notas. Inclusive, agora dispomos de uma célula interna para a aplicação desta tecnologia”, explicou Plínio Pereira.

REAL ESTATE

No segundo semestre de 2022, a companhia anunciou a aquisição de um terreno de mais de 300 mil m² em Jundiaí (interior de São Paulo) no qual construirá seu primeiro Centro de Distribuição do zero. Com isso, além de serviços para as fases de planejamento e gestão, a DHL Supply Chain passou a oferecer as operações de built-to-suit (construção sob medida), purchase/lease (aquisição associado ao modelo de leasing) e leasing de instalações já existentes.

Em paralelo, a companhia investiu na modernização ou expansão de áreas de armazenagem em cinco Estados (SP, MG, ES, SC e GO), com destaque para sua operação de Extrema (MG), que continuará a receber investimentos.

E-COMMERCE

Para a área de E-commerce, os planos da DHL trazem, além do aumento de capacidades (infraestrutura dedicada e equipe), a aposta em uma solução que visa a execução da logística de vendas online de ponta a ponta de forma colaborativa. O lançamento do produto está previsto para o primeiro semestre de 2023.

“Nos últimos três anos, acompanhamos uma grande migração de uma logística B2B para uma B2C. Esse movimento desacelerou, mas permanece em níveis elevados. Muitos nichos ainda apresentam grandes possibilidades, sem contar o potencial sinérgico de consolidação nas entregas e pontos avançados de armazenagem”, disse o novo presidente da companhia.

Fonte: Mundo Logística

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