
O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, propôs em reunião com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e ministros que sejam discutidos projetos de lei para a redução da Taxa de Longo Prazo (TJP), visando principalmente às micro e pequenas empresas.
O presidente defende que a redução da TJP seja feita em conjunto com a Febraban, mas que precise passar por um debate técnico cuidadoso e ser aprovado pelo Congresso Nacional, já que a TJP é composta pela variação do IPCA e da taxa de juros prefixada das NTN-Bs.
Mercadante acredita que a reindustrialização é uma prioridade do atual governo, e que o BNDES pode ajudar com seus recursos e linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, especialmente na parte de energia eólica, fotovoltaica e solar. Além disso, ele enxerga na economia verde uma oportunidade para a reindustrialização, uma vez que o Brasil pode ser um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo.
Na reunião, também foi discutida a reforma tributária, que segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontra um ambiente favorável para ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Aloizio Mercadante espera que o BNDES possa vir a integrar a Febraban, discutir, construir pontes e fortalecer a parceria entre o crédito privado e o BNDES.
A proposta do BNDES de redução da Taxa de Longo Prazo é um passo importante para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil, e contribuirá para a reindustrialização do país. Além disso, a integração do BNDES na Febraban e a discussão de projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional são medidas positivas para a construção de pontes entre o crédito privado e o BNDES.
Leia também: Simplificação de ICMS e ISS com nova PEC de reforma tributária
Fonte: Agência Brasil
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada