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EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
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Desenvolvida em parceria com a Take Blip, solução oferece funcionalidades como acionamento de sinistro, atendimento para gerenciamento de risco, erro de cadastro e alteração de status

Por Redação


Tmov tem até 30% de conversão de caminhoneiros com chatbot via WhatsApp Business (Foto: Divulgação)

A Tmov está apostando no WhatsApp para estreitar o relacionamento com os caminhoneiros. A empresa disponibilizou dois chatbots no app mensagens instantâneas, com o intuito de agilizar o atendimento, finalização de cadastro de motoristas e a oferta digital de fretes. O percentual de conversão dos caminhoneiros na Tmov via chatbot já chegou a 30%, com mais de 404 mil mensagens trafegadas nos canais.

Por meio de uma pesquisa, a logtech identificou que, apesar de a grande maioria dos caminhoneiros não ser de nativos digitais, 77% deles usam redes sociais. Por isso, o bot de atendimento no WhatsApp oferece funcionalidades como acionamento de sinistro, atendimento para gerenciamento de risco, erro de cadastro e alteração de status.

Segundo o gerente de Atendimento da Tmov, Rafael Cassemiro da Cruz, esse canal de atendimento foi escolhido a partir da identificação de hábitos e preferências dos caminhoneiros. “Traçamos os principais fluxos de atendimento, as principais dores e fomos testando, fase a fase, cada onda de melhoria.”

Os chatbots da Tmov foram desenvolvidos em parceria com Take Blip, empresa líder em soluções inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais e provedora oficial do WhatsApp Business. Por meio da plataforma, o time da Tmov faz toda a gestão destes contatos inteligentes em um só lugar, o que possibilita responder de forma rápida às mensagens que chegam, ter uma análise de toda a comunicação, além de armazenar um histórico dos atendimentos digitais.

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“Vale ressaltar que todos os nossos bots atuam de maneira integrada com diversas áreas da empresa, entre elas, marketing e growth, gerenciamento de risco, SAC e onboarding, afinal, são temas de interesse comum para diferentes setores”, explica Heitor A. de Carvalho, diretor de Tecnologia da Tmov.

GANHOS DE AGILIDADE E EFICIÊNCIA

Com os chatbots, a Tmov conseguiu reduzir em até 60% o tempo gasto em cada atendimento. “Nossos clientes tinham dificuldade com canais de atendimento como e-mail e telefone, por isso, tomamos a decisão de concentrar nossos pontos de contato em um canal prático e acessível, como o WhatsApp. Já está previsto para 2023 integrarmos mais funcionalidades a essa ferramenta, o que tornará a rotina dos caminhoneiros ainda mais ágil e digital”, destacou Rafael Cassemiro.

A finalização do cadastro de novos motoristas também ganhou mais eficiência com o bot. Em 64% das reanálises dos casos em que há inconsistência ou insuficiência de dados, elas foram aprovadas em tempo real, durante o atendimento digital.

O tempo de pendência, ou seja, entre a constatação de uma insuficiência ou pendência no cadastro, e a resolução com a liberação, caiu 57% de outubro até dezembro.

“Mas, sem dúvida, o nosso maior sucesso está na busca e dúvidas de frete que, desde o lançamento do piloto, em setembro, atingiu a marca de mais de 5.100 tickets atendidos”, pontou Heitor A. de Carvalho. “O motorista recebe as melhores ofertas de fretes pelo WhatsApp, baseado no seu perfil e comportamento de carregamento. Assim, ele é notificado e pode finalizar a ‘contratação do frete’ pelo app Tmov.”

Fonte: Mundo Logística

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