
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), registrou um recorde histórico na abertura de novas empresas no exercício de 2022. Foram 9.602 empresas novas registradas, um aumento de 3,55% em relação a 2021, quando foram registradas 9.273 novas empresas. Este é o segundo recorde consecutivo, mostrando uma retomada consistente do crescimento econômico após a pandemia de COVID-19.
O setor de serviços foi o mais ativo, com 6.587 empresas (68,6% do total), seguido pelo comércio com 2.600 empresas (27,08%) e pela indústria com 415 empresas (4,32%). Entre as cidades, Campo Grande, a capital do estado, registrou a maior movimentação com 4.074 novas empresas (42,43% do total).
O governo de Mato Grosso do Sul implementou medidas de incentivo e proteção para os negócios durante a pandemia de COVID-19, como dilatação de prazos para pagamento de financiamentos e impostos, tratativas com as empresas para manter os empregos, garantia de circulação de mercadorias e revisão de alíquotas. Essas medidas foram fundamentais para preparar a retomada do crescimento econômico local após a crise.
Além disso, a Jucems aprofundou as transformações tecnológicas para migrar todos os seus serviços para a plataforma digital, proporcionando agilidade, segurança e simplicidade nos procedimentos para os usuários.
“É um dos estados que mais recebe investimentos privados, isso graças à política de incentivos do Governo e também devido aos investimentos públicos feitos em setores estratégicos para o desenvolvimento. Esse conjunto faz com que Mato Grosso do Sul registre recordes na abertura de empresas e tenha um crescimento substancial no PIB (Produto Interno Bruto)”, comenta o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Leia também: Ministro anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão em obras rodoviárias e ferroviárias.
Fonte: Gov MS
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada