Grupo usa veículos elétricos, com capacidade de 4 toneladas cada, para transporte de frutas, legumes e verduras do centro de distribuição para cerca de 40 lojas
Por Redação
Foto: Divulgação
A Dia, empresa de distribuição de alimentos, colocou em prática uma iniciativa para a redução de emissão de CO2. Trata-se de uma parceria com a Nomad Cargo, que disponibilizou dois caminhões elétricos para o transporte de frutas, legumes e verduras da rede varejista.
Cada um dos caminhões tem capacidade de carga líquida de 4 toneladas e transportará diariamente os produtos de FLV do centro de distribuição na Anhanguera (CDA), em São Paulo, para cerca de 40 lojas da região abastecidas por essa planta. De acordo com a companhia, o veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 km com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio CDA do Grupo Dia.
“Gerar movimento positivo às questões de ESG, seguindo nosso plano de sustentabilidade, é um compromisso do Dia e faz parte da nossa estratégia”, apontou Marcio Barros CEO do Dia no Brasil. “Globalmente, temos a meta de reduzir 40% a emissão de C02 até 2023 e a incorporação de dois caminhões elétricos à nossa cadeia produtiva é o tipo de iniciativa que nos orgulha e agrega valor para nossa empresa.”
O Plano de Sustentabilidade faz parte da estratégia global do Grupo Dia, desenvolvida em 2021 a partir de 15 temas alinhados a 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujas ações devem ser implementadas até 2023.
“Para nós, é essa a forma correta para transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Este é o sentido. Este é o porquê. Esta é a causa. E este é o nosso compromisso com o que é mais valioso para nós: as pessoas e tudo o que está diretamente ligado a elas”, reforçou Barros.
OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DO GRUPO
- Compra de energia limpa: Em parceria com a Raízen, a Dia contratou a geração distribuída de energia renovável para 36 lojas no estado de São Paulo. Em cinco anos, o grupo prevê a redução de 778 toneladas de CO2.
- Baterias de lítio: Realizaram a substituição de 50 baterias de chumbo-ácido utilizadas em equipamentos do CD por baterias de lítio que reduz espaço, troca de fluidos, dentre outras vantagens ambientais.
- Tecnologia LED: Troca das lâmpadas por luzes de led em cerca de 100 lojas e dois CDs.
- Descarte de uniformes: 100% dos uniformes descartados foram doados à uma fábrica de estopa. Isso significa que entre 2021 e 2022 mais de 15 toneladas de tecidos foram reutilizadas e deixaram de ir ao meio ambiente.
- Compostagem: 8 toneladas de matéria orgânica geradas no CDA por produtos não aptos ao consumo foram transformadas em compostagem e serão doadas para hortas comunitárias indicadas pela USP.
- B4waste: Mais de 100 toneladas de produtos próximos ao vencimento foram comercializadas na plataforma B4Waste, em sete meses de parceria.
- Perda Zero: Último levantamento realizado em setembro deste ano, houve redução de cerca de 14% nas lojas e 70% nos CDs.
Fonte: Mundo Logística