Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Categoria traz como finalistas a Bem Brasil, Arezzo, Elekeiroz, Invent e Logicalis; vencedor será anuciado na solenidade marcada para o dia 21 de novembro, em São Paulo

Por Christian Presa


Foto: Shutterstock

Para além de qualquer vantagem, o grande trunfo de um projeto em logística é quando essa iniciativa traz melhorias para a operação das empresas, uma vez que isso reflete em muitos aspectos elementares – entre eles, a questão de custos. Por isso, uma das categorias do Prêmio BBM 2022 é “Melhoria Operacional”, que visa reconhecer projetos que tragam benefícios nesse sentido.

Neste ano, a solenidade de entrega dos prêmios será realizada na próxima segunda-feira (21), em São Paulo. No prêmio da MundoLogística em parceria com a BBM, são cinco finalistas em cada uma das categorias – que, além de “Melhoria Operacional”, são “Startup”, “ESG”, “Inovação” e “Tecnologia”.

“Do profissional que está no chão de fábrica à alta gestão, todos sabem a importância que melhorias operacionais representam para os processos logísticos. Essa categoria foi criada com o intuito de fazer jus às iniciativas que visam resolver questões que podem, inclusive, ser problemas em outras empresas do setor”, ressaltou o editor e diretor executivo da MundoLogística, Marco Guapo.

A Bem Brasil é uma das finalistas. A empresa desenvolveu um projeto para otimização do processo de contratação e acompanhamento de cargas da companhia. Com a iniciativa, a Bem Brasil obteve benefícios como redução na conta frete, crescimento do volume de carregamentos sem a necessidade de contratar mais mão de obra e diminuição nas emissões.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

No caso da Arezzo&CO, o projeto submetido foi o “Excelência no Control Tower”, por meio do qual a companhia criou um método para antever e dar capacidade reativa aos desvios do cumprimento de lead time. Isso é feito por meio da análise de informações acuradas e gerou à empresa, entre outras melhorias, autonomia no desenvolvimento de painéis de controle e aumento na velocidade de identificação.

O terceiro finalista é a Elekeiroz, que submeteu ao Prêmio BBM um projeto de redução do número de reclamações dos clientes por motivos logísticos. A iniciativa partiu do Programa de Excelência no Transporte, que tem o objetivo de aperfeiçoar a experiência entre o cliente com a Elekeiroz e gerar confiança como fator de competitividade e fidelização.

Já a Invent apresentou um de desenvolvimento e implantação de uma infraestrutura para automatizar o fracionamento de pedidos. Para o Prêmio BBM, o case utilizado foi o das compras via e-commerce da Cacau Show, no qual foi implementada linha de separação do tipo Picking Pass.

Por fim, a Logicalis apresentou o programa transformação digital logística, que prevê iniciativas focadas em melhorias sistêmicas, simplificação de processos e fluxos de informação, buscando tornar a logística da empresa uma referência no setor.

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *