A Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN entregou nesta terça-feira, 01 de novembro de 2022, o Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB) para o Consórcio Arrendatário Intersal, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor. Os investimentos a serem aplicados no “Porto Ilha” serão de R$ 160 milhões, além de proporcionar mais desenvolvimento econômico e o aumento na geração de empregos.
Em cerimônia no TERSAB, o Diretor-Presidente da CODERN, Carlos Eduardo da Costa Almeida, assinou o TAP (Termo de Aceitação Provisória) com o Diretor da Intersal, Valmir Castro de Araújo.
A Intermarítima e a Salinor estavam representadas, respectivamente, pelos Diretores Ricardo Oliva e Rafael Mandarino, que reconheceram o profissionalismo e seriedade da CODERN na condução de todo o processo de arrendamento do terminal e na relação do poder público com o ente privado.
O Diretor-Presidente da CODERN enalteceu a importância da concretização do arrendamento: “É um dia muito importante e de vitória para a CODERN, para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Os empregos foram não só preservados como ampliados. Estivemos sempre preocupados com as pessoas, ao mesmo tempo em que olhávamos para a economia e para o futuro. O TERSAB tem um bonito horizonte pela frente”.
O TERSAB era o único Terminal do Brasil ainda operado pelo Poder Público. Com o arrendamento, recebe uma série de investimentos e modernização em sua infraestrutura. O TERSAB passa a se chamar TSI (Terminal Salineiro Intersal).
Contrato
O contrato do arrendamento do Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB), também conhecido como Porto-Ilha, foi assinado em agosto (17), na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.
O evento teve a presença do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; do Diretor-Presidente da CODERN, Carlos Eduardo da Costa Almeida; e de representantes do Consórcio Arrendatário Intersal.
O TERSAB, por onde passa 95% de todo sal marinho produzido no Brasil, receberá investimentos de R$ 164,11 milhões nas instalações para compra de equipamentos necessários para operação, o que inclui a recuperação do pátio de estocagem, fazendo com que a capacidade do terminal passe de 90 mil para 150 mil toneladas; e na dragagem de aprofundamento do canal de acesso.
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Fonte: Companhia Docas do Rio Grande do Norte
Foto: Divulgação
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