Category Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

O tráfego no canteiro de obras da construção tem muitos aspectos. Às vezes, materiais a granel, como areia, cascalho ou pedras, devem ser descarregados em um local. Outras vezes, é necessário transportar peças pesadas de concreto para a montagem de uma fábrica por muitos quilômetros de rodovias.

Isso demanda alta exigência quanto a robustez, desempenho e eficiência, bem como no manuseio de veículos que são utilizados nessas aplicações. Com os caminhões da Mercedes-Benz Trucks, alguns desses requisitos agora podem ser atendidos de maneira localmente neutra em CO2 e com baixo ruído. Afinal, a Mercedes-Benz Trucks continua a impulsionar a eletrificação do transporte a toda velocidade.

Isso pode ser visto na bauma, em Munique, de 24 a 30 de outubro de 2022. Na principal feira da indústria da construção do mundo, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações em canteiros de obras e fornece informações abrangentes sobre seu portfólio de veículos elétricos, além dos caminhões a diesel em exposição.

No estande da feira estará o “protótipo conceito” do eActros LongHaul com tomada de força elétrica da MEILLER; o eActros 300 com solução basculante eletrificada da MEILLER; e o protótipo do Arocs elétrico a bateria com betoneira elétrica da LIEBHERR-Mischtechnik, projetado em conjunto com o Grupo Paul.

Cerca de um quinto dos caminhões Mercedes-Benz vendidos na Europa destina-se ao segmento de canteiros de obras na construção, que é o segundo segmento de mercado mais importante para a Fabricante, vindo logo após o de transporte de longa distância.

Portanto, ele desempenha um papel especial na eletrificação dos caminhões de transporte. Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da EU-30.

“Estamos trabalhando em um portfólio totalmente neutro em CO2 – incluindo o exigente segmento de construção. Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e encarroçadoras são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas.”

De acordo com Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

A Mercedes-Benz Trucks apresentou o “protótipo conceito” do eActros LongHaul há apenas algumas semanas no IAA Transportation 2022 em Hanover. Este caminhão elétrico a bateria foi desenvolvido para transportes de longa distânicia. Ele recebeu o Prêmio “2023 Truck Innovation Award” do júri do “International Truck of the Year” no IAA e agora pode ser visto em uma aplicação de construção orientada para estradas na bauma em Munique.

Para isso, a fabricante de carrocerias basculantes MEILLER, com sede em Munique, desenvolveu, em cooperação com a Mercedes-Benz Trucks, uma tomada de força elétrica que permite a operação eficiente de equipamentos de trabalho hidráulico, como semirreboques basculantes ou reboques de piso deslizante.

O Arocs é o caminhão de construção particularmente robusto e durável da Mercedes-Benz Trucks para trabalhos difíceis. No futuro, também estará disponível como um veículo elétrico a bateria. Numa primeira fase, isto será implementado através de uma colaboração entre a Mercedes-Benz Trucks e o Grupo Paul, que segundo as suas próprias declarações, é um dos líderes de mercado europeu na área da construção de veículos especiais.

Agora, a Mercedes-Benz Trucks instalou a tomada de força elétrica “eWorX” desenvolvida pela ZF, juntamente com um guindaste eletrificado da MEILLER, em um eActros. O sistema eWorX da ZF converte a energia elétrica do veículo em energia mecânica no eixo para acionar a bomba hidráulica para operar o implemento.

Leia também: Portos do Paraná registram leve aumento no transporte ferroviário

Fonte: Mercedes-Benz

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *