Category Logística
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Solução desenvolvida pelas startups diminui em 19% o custo de manutenção de vias e otimiza fluxo das operações; tecnologia foi testada na operação de transporte de cana-de-açúcar

Por Redação


Foto: Divulgação

Otimizar as condições das vias trafegadas, mapear pontos críticos de incidência de anomalias, identificar preventivamente trechos passíveis de manutenção e educar o perfil de condução em função da condição da via. Essas são algumas das soluções desenvolvidas por meio da parceria entre a LOTS Group Latin America, logtech sueca que oferece soluções de transporte inovadoras para a indústria, e a IoTag, startup brasileira de tecnologia para maior eficiência de performance e redução de custos no campo.

A tecnologia foi testada na operação de transporte de cana-de-açúcar da LOTS Group em Sandovalina e funciona da seguinte forma: há um sensor instalado nos caminhões que coleta e processa informações da telemetria do veículo para identificar a condição da via. Ao identificar anomalias por meio de vibração do equipamento, são enviados alertas para a torre de controle da operação a depender do grau de severidade.

Os trechos pré-mapeados são classificados a partir do índice de incidência de anomalias (severidade das anomalias x frequência em que o trajeto é percorrido). Dessa forma, o profissional responsável pela manutenção das estradas prioriza os trechos a serem reparados e programa a execução dos serviços.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Este mecanismo trouxe impactos positivos em toda a operação, como redução das horas de manutenção com trabalho de máquinas, redução do tempo de ciclo de viagem dos caminhões, mais assertividade de reconhecimento das anomalias e redução de consumo de combustível.

“Vem muito ao encontro da nossa necessidade”, destacou o gerente de Operações na LOTS Group Latin America, Juliano Basseto. “Com frentes de carregamento simultâneas em trajetos diferentes, nem sempre elegemos corretamente o trecho prioritário para manutenção, mas com o mapa de anomalias podemos ver os pontos críticos a priorizar. Além disso, o controle das horas de trabalho permite gerenciar os custos da manutenção de forma eficiente.”

O projeto foi mais uma das iniciativas de inovação aberta conduzidas pela LOTS Group, ou seja, um desenvolvimento mútuo entre empresas. Luiz Guilherme Ferreira, responsável pelo desenvolvimento da solução na LOTS Group, pontuou que projetos como esse são importantes para a sustentação do pilar de digitalização da empresa e fomentam ainda mais a inovação como ferramenta do dia a dia de trabalho.

“Após identificação da demanda sobre a importância de uma gestão de vias otimizada, encontramos poucas soluções compatíveis no mercado global. A IoTag foi apresentada a LOTS em um evento de startups, e embora na época ainda não contemplasse uma solução focada em estradas, sua plataforma para maquinário conectado apresentava bastante sinergia com o que era buscado. Assim, foi firmada uma parceria em 2021 para desenvolvimento da nova ferramenta no formato de um projeto piloto. Após 6 meses de testes em uma operação real da LOTS, os resultados foram alcançados, e hoje, a solução é utilizada em 5 operações de transporte off-road da empresa.” – Luiz Guilherme Ferreira, responsável pelo desenvolvimento da solução na LOTS Group.

Com esse projeto, a IoTag conseguiu acrescentar novas funcionalidades ao dispositivo e à plataforma de gestão. “Apenas com uma parceira de peso como a da LOTS foi possível validar tais funcionalidades em condições reais de campo, provando seu valor para o cliente”, ressaltou o diretor da IoTag, Marcelo Kaluf. “Com este trabalho consolidamos nossa posição de empresa inovadora, alavancada por conta da sua solução patenteada de conectividade e da sua equipe de especialistas em tecnologia.”

Fonte: Mundo Logística

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *