
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, apresenta na IAA Transportation 2022 em Hanover, na Alemanha.
Desse modo, uma gama de soluções de pneus altamente inovadoras focadas em melhorar a sustentabilidade do transporte de passageiros e de mercadorias.
Os lançamentos apresentados ainda não têm data para chegada no mercado brasileiro, mas estão alinhados com o plano da Continental no país para o futuro.
É o caso do Conti Urban, um pneu conceito especialmente projetado para o tráfego de ônibus elétricos e veículos de entrega do futuro.
A participação de matéria-prima renovável e reciclada nesse protótipo para pneus é de quase 50%.
Além disso, já está aprovado para uso rodoviário e poderá em breve entrar em fase de testes com os clientes.
Sua banda de rodagem contém 68% de materiais renováveis, incluindo óleo de colza e sílica obtida da cinza da casca de arroz.
“Até 2050, queremos usar 100% de materiais produzidos de forma sustentável em todos os nossos pneus e alcançar total neutralidade climática em toda a nossa cadeia de valor.”
De acordo com Klaus Kreipe, que dirige o negócio de equipamentos originais da Continental Pneus na Europa, Oriente Médio e África (EMEA).
IAA Transportation 2022
Além disso, outro destaque que a Continental apresenta no IAA Transportation 2022 é um protótipo de pneus para um trailer especial com eixo de tração elétrico – um segmento totalmente novo, desenvolvido em parceria com a Trailer Dynamics e que entrega ao motorista maior tração e quilometragem.
Especialmente projetado para caminhões híbridos, o protótipo baseado no Conti EcoPlus HT3+ na dimensão 355/50 R 22.5.
Já está aprovado para uso rodoviário e está sendo testado em colaboração com a Trailer Dynamics.
Os visitantes da IAA Transportation 2022 também poderão conhecer o Conti EfficientPro Gen 3+.
Contudo, a versão nova e melhorada de pneus de longa distância da Continental para o segmento de equipamento original.
Além disso, o foco do desenvolvimento foi minimizar a resistência ao rolamento e, por sua vez, o consumo de combustível e as emissões de CO2 geradas durante o transporte de mercadorias.
Na dimensão 385/55R22.5, que é projetada para o eixo de direção, o pneu oferece cerca de 7% menos resistência ao rolamento em comparação com o seu antecessor.
O objetivo é que com os pneus, os clientes possam reduzir ainda mais o consumo de combustível e, por sua vez, as emissões de CO2 de suas frotas.
Leia também: ANTT autoriza início da cobrança de pedágio na Ecovias do Araguaia
Fonte: Continental
Foto: Divulgação
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada