
Após o lançamento no mercado do caminhão elétrico eActros para transporte em serviços de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está iniciando contudo a próxima etapa para o transporte pesado de longa distância movido à bateria.
A empresa apresenta o caminhão pesado elétrico à bateria de longa distância eActros LongHaul, anunciado em 2020, pela primeira vez no IAA Transportation 2022, em Hannover.
Ainda assim, a Daimler Truck revelou um protótipo conceitual do caminhão elétrico em uma coletiva de imprensa antes do IAA, na noite de domingo.
Nesse sentido, o caminhão eActros LongHaul de produção em série tem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregar megawatts.
As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). A preparação para a produção em série está prevista para 2024.
Inovações
Outra inovação da feira é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico à bateria em versão cavalo mecânico para transporte de distribuição de carga pesada flexível.
Além disso, a Daimler Truck anunciou o Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento Médio.
Como destaque, a fabricante também está apresentando no IAA o Next Generation eCanter, da FUSO, caminhão elétrico à bateria para serviço Leve.
Entretanto, comemorando sua estreia europeia no IAA Transportation apenas duas semanas após sua estreia mundial.
“Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes.”
“Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”
De acordo com Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.
Desse modo, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado.
Isso oferecerá aos clientes vários outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico.
A Daimler Buses pretende oferecer modelos neutros em CO2 em todos os segmentos até 2030.
Além do Mercedes-Benz eCitaro elétrico à bateria, que está em produção em série desde 2018, a Daimler Buses planeja contudo lançar o primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico a partir de 2025.
O primeiro ônibus puramente elétrico seguirá a partir do final desta década.
Leia também: Librelato fala sobre legado, crescimento e conquistas da empresa
Fonte: Mercedes-Benz
Foto: Divulgação
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada