EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Pela lei a partir de agora as autoridades de trânsito não podem mais autuar caminhoneiros que desrespeitarem o tempo máximo permitido ao volante caso não haja Pontos de Parada e Descanso (PPD) nas proximidades.

De acordo com o diretor científico da Associação Mineira de Medicina de Tráfego, Alysson Coimbra “Na prática, a Lei do Descanso perde o efeito”.

A afirmação reflete a gravidade da sanção, pelo presidente Jair Bolsonaro, do Programa de frotas Renovar, em vigor desde 2 de setembro.

A MP pretendia criar incentivos para a renovação da frota de veículos do transporte rodoviário de cargas, algo importante, mas recebeu a chamada emenda ‘jabuti’.

Com a introdução de um artigo que delibera sobre a fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho desses caminhoneiros e em nada tem a ver com o tema original.

Em tempo recorde de tramitação no Congresso Nacional a MP foi aprovada sem nenhuma contestação e seguiu para sanção presidencial sem vetos.

Os 78 mil quilômetros de rodovias federais brasileiras têm 41 PPDs registrados no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em média, um a cada 1.848 quilômetros.

De acordo com dados da CNT, pela conservação das rodovias, a velocidade média dos caminhões nas estradas brasileiras é de cerca de 40 km/h.

Caminhoneiros

“Nessa média de velocidade, um caminhão poderia levar até 46 horas entre um PPD e outro.”

“O que significa que casos absurdos como já vimos, de motoristas flagrados dirigindo mais de 24 horas consecutivas, não seriam mais punidos.”

De acordo com Alysson Coimbra.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Essa Lei segue na linha de medidas que buscam amenizar a dificuldade do poder público em reduzir os custos dos insumos para os caminhoneiros.

Principalmente com o diesel que segue estagnado em um dos valores mais altos do ano.

Paralelamente contudo, o auxílio caminhoneiro, não foi bem aceito pela categoria.

Tanto por causa do valor insuficiente para conter a inflação no setor de transportes, quanto pela sua brevidade, uma vez que o última parcela será paga em dezembro.

O problema passa pelo pequeno público que é prestigiado com essa nova lei em detrimento do prejuízo aos demais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

“O número de caminhoneiros infratores no Brasil não chega a um por cento, segundo dados oficiais.”

“Esse é o único público beneficiado pela medida, que aumenta muito o risco de acidentes nas rodovias brasileiras para todos, inclusive para os 99% que dirigem com prudência”, comenta, por fim.

Leia também: Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos pesados na Europa

Fonte: AMMETRA

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *