Category Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

A mineradora Kaunis Iron investe em caminhões elétricos para tornar seu transporte de minério de ferro totalmente livre de fósseis.

Junto com a Volvo Trucks, veículos elétricos pesados ​​de 74 toneladas serão testados em um projeto único.

A Kaunis Iron planeja investir meio bilhão de coroas suecas em novos caminhões elétricos.

Hoje contudo, a Kaunis transporta seu minério por uma estrada de 160 quilômetros no norte da Suécia, usando caminhões Volvo movidos a diesel.

Um total de trinta semirreboques de 90 toneladas fazem a viagem 24 horas por dia.

O plano para o futuro é mudar para caminhões elétricos a bateria para transporte pesado, para que possam operar completamente livres de combustíveis fósseis com zero emissões de CO 2 .

No inverno de 2021 entretanto, um caminhão Volvo FMX Electric foi testado com sucesso em tráfego real, onde teve que gerenciar o frio ártico e temperaturas superiores a -30°C.

“Nosso objetivo é alcançar o transporte livre de fósseis até 2025.”

“Estamos trabalhando duro agora para resolver nosso transporte com caminhões elétricos.”

“Se tivermos sucesso, podemos reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 15.000 toneladas por ano na taxa de produção atual.”

“Iniciaremos a próxima fase com caminhões de 74 toneladas em 2023, com o objetivo de movimentar até 90 toneladas.”

“Este seria um peso bruto combinado inalterado em comparação com a tripulação movida a diesel de hoje.”

De acordo com Lars Wallgren, chefe de logística da Kaunis Iron.

Caminhões elétricos para a maioria das necessidades de transporte

“O transporte de minério de ferro da Kaunis Iron é a aplicação mais desafiadora imaginável em termos de pesos de trens, clima frio e taxa de utilização.”

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

“Como líder de mercado no desenvolvimento de transporte pesado eletrificado, esperamos aprofundar a colaboração.”

De acordo com Ebba Bergbom Wallin, gerente de eletromobilidade comercial da Volvo Trucks Suécia.

O projeto é uma colaboração entre a Kaunis Iron, o revendedor da Volvo Trucks Wist Last & Buss e a empresa de energia Vattenfall, que apoiará a infraestrutura de carregamento dos caminhões elétricos.

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, logo, como uma das primeiras marcas de caminhões do mundo a fazê-lo.

Desse modo, com um total de seis modelos elétricos em produção em setembro de 2022, a Volvo Trucks tem a linha elétrica mais completa da indústria global de caminhões.

Cobrindo tudo, desde distribuição urbana e manuseio de lixo até transportes de construção urbana e transporte regional.

Até agora, a Volvo Trucks vendeu mais de 2.200 caminhões elétricos em todo o mundo.

Além disso, a meta da empresa é que metade de suas vendas totais de caminhões sejam elétricos até 2030.

Leia também: BR-153 ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros em Uruaçu/GO

Fonte: Volvo Trucks

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *