
Para te ajudar a cuidar do seu implemento, a Librelato separou algumas dicas que prolongam sua vida útil.
Tão importante como saber escolher o implemento rodoviário certo para as suas necessidades, é mantê-lo eficiente e durável por alguns bons anos.
Ler o manual do fabricante
No Plano de Manutenção e Certificado de Garantia consta todas as informações técnicas sobre o seu veículo. Por ser um documento oficial, contudo, ele traz informações confiáveis.
Além disso, a partir dele você consegue prever as datas de manutenção do implemento, de acordo com as horas de uso, por exemplo.
Ir à assistência técnica autorizada
Já ouviu aquela máxima que diz que o barato pode sair caro?
Após o fim da garantia, muitos motoristas acabam levando o seu equipamento a oficinas que praticam preços abaixo do mercado, podendo comprometer entretanto a qualidade final do implemento.
Com certeza isso não é o mais indicado a ser feito.
Siga levando o implemento à assistência autorizada, pois elas têm domínio e conhecimento técnico para tomar as melhores decisões no caso de troca de componentes e afins e valorizam o seu investimento.
Consultar concessionárias autorizadas
O desenvolvimento de um implemento rodoviário geralmente conta com as tecnologias mais modernas do setor automotivo.
Por conta disso, consulte as concessionárias autorizadas para esclarecimento de dúvidas, uma vez que elas possuem conhecimento, sabem todos os detalhes sobre o seu equipamento.
E contudo, capacitam constantemente os funcionários para que eles orientem e ofereçam todo o suporte necessário aos motoristas.
Além disso, também possuem ferramentas especiais e peças originais para fazer a manutenção do implemento com total confiabilidade. Esse é o nosso próximo tópico.
Usar peças originais
As peças originais do implemento têm as especificações ideais para o seu veículo, além de serem de qualidade e confiáveis.
E o melhor: quando instaladas pelas concessionárias, elas possuem garantia de fábrica!
As peças genéricas, ao contrário, não são recomendadas, principalmente porque podem comprometer o desempenho do implemento e afetar a disponibilidade da frota.
Fazer as manutenções necessárias
Algo que, sem dúvida, influencia no aumento da vida útil de um implemento são as manutenções preventivas e corretivas.
É por meio delas que detectamos situações de assistências periódicas e dos componentes que sofrem desgaste de utilização.
Leia também: Mercedes-Benz é a marca de caminhão mais admirada no Agronegócio
Fonte: Librelato Implementos
Foto: Portal Estrada/Direitos Reservados
Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística
Fonte: Portal Estrada