Category Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar 27 caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell, movidos a hidrogênio, nas suas frotas e usufruir de financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo governo alemão.

Lançado em 2020 pela Hyundai Motor Company, o XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado de mercadorias movido a hidrogênio a ser produzido em massa no mundo.

A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de 4 milhões de quilômetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.

“Com a entrada no mercado alemão de veículos pesados queremos aproveitar esta oportunidade para expandir o nosso negócio para o mercado europeu de uma forma mais alargada, apoiando os esforços da Alemanha para atingir os seus objetivos de neutralidade carbônica”, afirma Mark Freymueller, Vice-Presidente e Diretor da Divisão de Inovação Empresarial de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company.

Em agosto de 2021, o governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogênio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados.

O governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.

Os sete clientes alemães da Hyundai Motor Company solicitaram inicialmente o financiamento e receberam com sucesso a aprovação da entidade governamental alemã.

O governo alemão disponibilizará até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de 7 mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Para o primeiro programa de financiamento, a Hyundai Motor Company entregará 27 caminhões XCIENT Fuel Cell até à segunda metade de 2023.

A Hyundai, juntamente com a H2 Energy, criou a Hyundai Hydrogen Mobility Germany GmbH (HHMG) para expandir ativamente a sua entrada no mercado de veículos comerciais movidos a hidrogênio na Alemanha.

A fim de estabelecer um ecossistema de hidrogênio no país, a HHMG irá operar no mercado local de vendas, estações de reabastecimento de hidrogênio e serviço ao cliente, bem como estabelecer parcerias especiais de veículos no mercado.

A HHMG planeia também participar no segundo programa de financiamento previsto para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Welectric

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *