Category Notícias

O VISTA, competição global para mecânicos e técnicos da rede de concessionárias Volvo, chegou à reta final com quatro equipes do Brasil classificadas para a grande final marcada para setembro na Suécia.Dois dos times são da Nórdica e Rivesa de Cascavel e Cambé, ambas do Paraná, respectivamente, e outro da Dicave, de Blumenal/SC. Além do Brasil, a América do Sul será representada por uma equipe peruana de Lima. Realizada presencialmente na cidade Gotemburgo, a final deste ano contará com 43 equipes de diversos países.

O objetivo promover o desenvolvimento de competências de profissionais de concessionárias Volvo. Para o diretor de Customer Experience & Services da Volvo Trucks na América Latina, Rodrigo Padilha, todos os participantes mantiveram um alto desempenho e executaram com excelência os desafios propostos durante os últimos meses. “Os resultados demonstram a seriedade da competição, focada no desenvolvimento de nossos profissionais”, complementou.

Objetivo promover o desenvolvimento de competências de profissionais de concessionárias Volvo

A gerente da Volvo Academy, coordenadora da prova na América Latina, Thais Brito, avalia como fantástico o comprometimento das equipes em entregar o melhor resultado, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia. “Por isso, o VISTA é mais do apenas uma competição, é um evento de treinamento e uma jornada de aprendizagem que envolve não somente conhecimentos técnicos, mas também respeito a opiniões diversas de trabalho em equipe”, acrescentou.

O Vista teve início em 1957 com participação apenas de mecânicos da Volvo na Suécia; 20 anos depois o evento se expandiu para fora do país e se tornou uma competição global em 2007. O evento acontece a cada dois anos e a edição anterior, ocorrida em 2018, reuniu 19.700 participantes de mais de 90 países. Este ano, pela primeira vez na história do VISTA, a semifinal da América do Sul aconteceu de forma digital devido às restrições de viagens impostas pela pandemia da Covid-19

A edição passada, em 2018, reuniu quase 20 mil participantes de concessionárias Volvo de todo o planeta e teve duração oito meses. Segundo a Volvo, através dos anos o VISTA levou por extensão a um melhor atendimento e maior satisfação do cliente. Por meio da competição, milhares de profissionais de todo o mundo treinam para ser os melhores no que fazem diariamente.

 Scania Top Team

A Scania, também fabricantes de caminhões e ônibus sueca, por sua vez, promove sua competição Top Team envolvendo mecânicos de sua rede de concessionárias desde 1996.  No início participavam somente profissionais de oficinas Scania da Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003  a competição contou com 17 países da Europa; e em 2005 com participação de profissionais de oficinas de 21 mercados mundiais da marca.

Após a interrupção devido à pandemia da covid- 19, o Scania Top Team voltou a ser realizado esse ano. As inscrições para profissionais da área de serviços da rede começaram em março para times formados de três a cinco componentes (mecânicos, eletricistas e consultores). Cada concessionária pode inscrever quantas equipes quiser.

Top Team Scania
Top Team, da Scania, estreou no Brasil em 2011 e teve equipes vencedoras nas edições seguintes

A disputa encontra-se em andamento, com equipes da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. As 10 melhores classificadas nas provas estarão qualificadas para a quarta etapa na Argentina dia 12 de novembro. Daí sairão dois classificados para a a final mundial na Suécia, em maio de 2023.

A competição estreou no Brasil em 2011, com equipes do País se sobressaindo na edição de 2012/2013 com a vitória da equipe da  Battistela, de São José dos Pinhais/PR. Na competição de 2014/2015,  venceu o time da gaúcha Brasdiesel. No Scania Top Team anterior (em 2018) o troféu mundial foi disputado por Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suiça e Taiwan. A equipe vencedora foi da Nova Zelândia.

Fonte: Portal O Carreteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.