Category Notícias
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Foi concluída ontem 07 de julho), na Alemanha, a etapa final da joint venture reunindo os Grupos Daimler Truck, Traton e Volvo para a instalação e operação de uma rede conjunta de estações de carregamento de caminhões e ônibus elétrico em toda a Europa.

As partes comprometem-se a investir 500 milhões de euros no total, o que se presume ser, de longe, o maior investimento em infraestruturas de carregamento na indústria europeia de camiões pesados ​​até à data.

Anunciada em 2021, a parceria pretende instalar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia de alto desempenho, acessíveis a veículos pesados elétricos à bateria, próximos às rodovias e também em centros logísticos do continente.

Eletricos 7 milhoes KM 3
Grupo Daimler começou em 2021 a produção do e-Actros

A iniciativa dos três poderosos grupos fabricantes de veículos pesados é tido como um chamado a outros participantes do processo, como governos e formuladores de políticas. O objetivo é trabalharem juntos para a expansão rápida da rede de carregamento aberta e acessível a veículos pesados de todas as marcas.

O presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, declarou que esse é um passo importante e esperado há muito tempo para alcançar a infraestrutura de carregamento necessária para a implantação e o sucesso de caminhões e ônibus elétricos de longa distância. “Essa forte parceria é um marco significativo,  um acelerador para o transporte neutro em carbono na Europa até 2050”, complementou”.

FM Eletrico europeu 1 abril 2021
Volvo FM movido a bateria elétrica 
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Já CEO da Daimler Truck, Martin Daum, afirmou ter sido crucial a decisão de construir a tão necessária rede de carregamento. O executivo reforçou a importância de toda a indústria se juntar a essa iniciativa da joint venture e esforço dos parceiros. O executivo disse também que o número de pontos de carregamento deve aumentar significativamente o mais rápido possível para tornar o transporte elétrico de longa distância uma solução viável para os transportadores.

Man eletrico 2 urbano
MAN movido a bateria elétrica para distribuição urbana

O CEO do Grupo Traton, Christian Levin, disse que quando fala com os clientes sobre caminhões elétricos eles perguntam sempre onde poderão carregar as baterias dos veículos, e destaca a importância da união dos três s grupos para iniciar a rede de carregamento europeia o mais rápido possível. “Encontrar as melhores soluções para o desafio climático é nossa prioridade mais urgente como indústria e como Grupo Traton”, disse.

Diante do esperado crescimento rápido da demanda por caminhões e ônibus elétricos nos próximos anos, a equipe trabalhará de forma colaborativa entre os setores para projetar e construir as soluções de carregamento que possam atender empresas de transporte e motoristas autônomos. O objetivo, portanto, da parceria é trabalhar rapidamente para expandir as operações e a implantação da rede.

O acordo vinculativo para estabelecer a parceria entre os três sócios foi assinado em dezembro de 2021, e terá igual participação das três partes envolvidas. Desde então, foram obtidas de autoridades responsáveis as aprovações necessárias para a joint venture. Sediada em Amsterdã, Holanda, a joint venture tem à sua frente como líder e CEO Anja van Niersen. Também faz parte do projeto investimentos em energia renovável como parte da solução para se atingir as metas climáticas no continente até o ano de 2050.   

Fonte: Portal O Carreteiro

EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *