
A Portaria publicada na sexta-feira (24) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) traz os novos valores de pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. Eles foram alterados por conta da variação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM).
A medida é prevista no § 3º do art. 5º da Lei nº 13.703/2018: “Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos de que trata o caput deste artigo, para mais ou para menos, nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível”. O percentual foi alterado pela Medida Provisória nº 1.117/2022.
A lei instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determinou que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de frete, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas no art. 3º da Lei.
ANEXO – COEFICIENTES DE PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1611 |
4,0835 |
4,6437 |
5,3272 |
6,0934 |
6,5352 |
7,5213 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
237,85 |
283,02 |
290,16 |
321,24 |
359,37 |
416,28 |
455,77 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1987 |
4,1310 |
4,6717 |
5,4072 |
6,1734 |
6,6534 |
7,6389 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
243,52 |
291,40 |
288,52 |
333,88 |
372,02 |
439,43 |
478,76 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8045 |
4,8870 |
5,5879 |
6,4866 |
7,3806 |
7,8178 |
8,9773 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
274,71 |
320,70 |
339,13 |
398,45 |
436,58 |
492,23 |
536,49 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0715 |
4,6377 |
5,3254 |
6,0916 |
6,5358 |
7,5153 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
279,72 |
288,52 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1545 |
4,0715 |
4,6377 |
5,3254 |
6,0916 |
6,5358 |
7,5153 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,05 |
279,72 |
288,52 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7381 |
4,0715 |
4,6544 |
5,3254 |
6,0916 |
6,5358 |
7,5153 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,05 |
279,72 |
293,12 |
320,75 |
358,88 |
416,44 |
454,13 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7462 |
4,6686 |
5,2572 |
5,9407 |
6,7069 |
7,1675 |
8,1536 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
349,07 |
394,24 |
406,60 |
437,68 |
475,81 |
537,87 |
577,36 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8030 |
4,7352 |
5,2875 |
6,0229 |
6,7892 |
7,2879 |
8,2734 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
364,71 |
412,57 |
414,93 |
460,29 |
498,42 |
570,99 |
610,32 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2581 |
5,3406 |
6,0621 |
6,9608 |
7,8548 |
8,3163 |
9,4759 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
353,51 |
399,50 |
424,72 |
484,04 |
522,17 |
584,52 |
628,77 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3387 |
4,9333 |
5,6210 |
6,3872 |
6,8501 |
7,8297 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
350,57 |
364,59 |
396,81 |
434,95 |
497,66 |
535,35 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4217 |
4,3387 |
4,9333 |
5,6210 |
6,3872 |
6,8501 |
7,8297 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
306,90 |
350,57 |
364,59 |
396,81 |
434,95 |
497,66 |
535,35 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,4850 |
6,2512 |
7,7516 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
364,65 |
402,78 |
519,11 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA B – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3291 |
4,8839 |
5,6501 |
5,9305 |
6,6323 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3631 |
4,9179 |
5,6841 |
5,9645 |
6,6663 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,2107 |
5,8779 |
6,7719 |
7,0710 |
7,9289 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
295,35 |
321,01 |
359,14 |
406,80 |
428,07 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3291 |
4,8839 |
5,6501 |
5,9305 |
6,6323 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3291 |
4,8839 |
5,6501 |
5,9305 |
6,6323 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3291 |
4,8839 |
5,6501 |
5,9305 |
6,6323 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
263,62 |
289,28 |
327,41 |
369,92 |
391,19 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,9426 |
5,4974 |
6,2637 |
6,5628 |
7,2646 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
380,06 |
405,71 |
443,85 |
491,51 |
512,78 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,9789 |
5,5337 |
6,2999 |
6,5991 |
7,3008 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
390,03 |
415,68 |
453,82 |
501,48 |
522,75 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,6849 |
6,3521 |
7,2461 |
7,5696 |
8,4275 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
380,94 |
406,59 |
444,73 |
499,08 |
520,35 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6247 |
5,1795 |
5,9457 |
6,2449 |
6,9467 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
339,69 |
365,34 |
403,48 |
451,14 |
472,41 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6247 |
5,1795 |
5,9457 |
6,2449 |
6,9467 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
339,69 |
365,34 |
403,48 |
451,14 |
472,41 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,8839 |
5,6501 |
6,6323 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
289,28 |
327,41 |
391,19 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA C – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8821 |
3,6993 |
4,2882 |
4,8993 |
5,5766 |
5,9307 |
6,8247 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,68 |
106,41 |
115,45 |
122,14 |
130,36 |
150,02 |
158,53 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9065 |
3,7272 |
4,3201 |
4,9498 |
5,6272 |
5,9949 |
6,8888 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
97,90 |
108,22 |
115,09 |
124,87 |
133,08 |
155,01 |
163,48 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5089 |
4,4841 |
5,2012 |
5,9616 |
6,7667 |
7,1326 |
8,1890 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,05 |
125,96 |
139,67 |
152,45 |
160,67 |
182,28 |
191,82 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6950 |
4,2860 |
4,8986 |
5,5760 |
5,9309 |
6,8226 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
105,70 |
115,09 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8798 |
3,6950 |
4,2860 |
4,8986 |
5,5760 |
5,9309 |
6,8226 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,29 |
105,70 |
115,09 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,4633 |
3,6950 |
4,2920 |
4,8986 |
5,5760 |
5,9309 |
6,8226 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,29 |
105,70 |
116,08 |
122,04 |
130,25 |
150,06 |
158,18 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2772 |
4,0944 |
4,7133 |
5,3243 |
6,0017 |
6,3759 |
7,2700 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
132,07 |
141,80 |
154,21 |
160,90 |
169,12 |
192,12 |
200,63 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2977 |
4,1184 |
4,7241 |
5,3539 |
6,0312 |
6,4192 |
7,3130 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
135,44 |
145,75 |
156,00 |
165,78 |
173,99 |
199,25 |
207,73 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8689 |
4,8441 |
5,5837 |
6,3441 |
7,1492 |
7,5413 |
8,5977 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
147,88 |
157,79 |
175,89 |
188,67 |
196,89 |
222,83 |
232,37 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8663 |
4,4873 |
5,0998 |
5,7772 |
6,1523 |
7,0440 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
132,39 |
145,16 |
152,10 |
160,32 |
183,45 |
191,57 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0510 |
3,8663 |
4,4873 |
5,0998 |
5,7772 |
6,1523 |
7,0440 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,98 |
132,39 |
145,16 |
152,10 |
160,32 |
183,45 |
191,57 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,9560 |
5,6333 |
6,9074 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
131,50 |
139,71 |
172,18 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA D – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0355 |
4,5305 |
5,2078 |
5,4340 |
6,0863 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0695 |
4,5645 |
5,2419 |
5,4681 |
6,1203 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,9260 |
5,5334 |
6,3385 |
6,5849 |
7,3933 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
130,24 |
135,77 |
143,98 |
163,87 |
168,46 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0355 |
4,5305 |
5,2078 |
5,4340 |
6,0863 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0355 |
4,5305 |
5,2078 |
5,4340 |
6,0863 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0355 |
4,5305 |
5,2078 |
5,4340 |
6,0863 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,73 |
115,25 |
123,47 |
140,03 |
144,62 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,4606 |
4,9555 |
5,6329 |
5,8793 |
6,5315 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,49 |
154,02 |
162,23 |
182,13 |
186,71 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,4736 |
4,9686 |
5,6459 |
5,8923 |
6,5445 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
150,64 |
156,17 |
164,38 |
184,27 |
188,86 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,3085 |
5,9159 |
6,7210 |
6,9937 |
7,8020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
166,45 |
171,98 |
180,20 |
204,42 |
209,01 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2367 |
4,7317 |
5,4091 |
5,6555 |
6,3077 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,79 |
145,32 |
153,54 |
173,43 |
178,01 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2367 |
4,7317 |
5,4091 |
5,6555 |
6,3077 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,79 |
145,32 |
153,54 |
173,43 |
178,01 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,5305 |
5,2078 |
6,0863 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
115,25 |
123,47 |
144,62 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
Considerando também a divulgação, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do preço médio do óleo diesel S10 referente à semana de 13/03/2022 a 19/03/2022, no valor de R$ 6,751 por litro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou, em março deste ano, os coeficientes e valores do pisos mínimos do transporte rodoviário de cargas, mediante aplicação do percentual de 24,58% ao valor do óleo diesel utilizado para o cálculo das tabelas, o que resultou em uma variação de 11 a 14% do referencial mínimo de frete, a depender do tipo da carga e número de eixos.
Com a recente crise entre Rússia e Ucrânia, os preços dispararam no Brasil, cenário ocasionado especialmente pela alta dos combustíveis. O efeito cadeia produzido afeta vários ramos da sociedade, do fabricante ao consumidor, de insumos a serviços. Com o atual cenário, o diesel acumulou alta de 68%, refletindo no preço do frete, que atingiu alta de 29%, conforme informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Custos não existem para serem calculados, mas reduzidos”, diz Alexandre Gonçalves Sousa, diretor de vendas e marketing da Everlog, startup que desenvolve soluções para gestão de logística e transporte e que ajuda embarcadores na redução de custos das operações de frete a partir da tecnologia.
Fonte: MInfra
Foto: Divulgação
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