Category Notícias

O Governo Federal reduziu a alíquota do imposto de importação de 11 produtos, incluindo o aço. A redução da tarifa foi proposta pelo Ministério da Economia. O corte se deve ao cenário de alta da inflação, que impacta os preços do insumo para a indústria. Os vergalhões de aço dos tipos CA-50 e CA-60 foram atingidos pelo corte. O imposto foi reduzido de 10,8% para 4%. A medida valerá até 31 de dezembro de 2022.

A diminuição da alíquota do imposto de importação do produto foi bem recebida pelo setor de implementos rodoviários, responsável pela produção de componentes que auxiliam no transporte de cargas. “As indústrias nacionais promoveram vários reajustes, devido à alta do dólar e das altas taxas de importação, reforçando suas posições financeiras e colocando em prática planos de investimento engavetados há anos”, disse Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, que fabrica implementos para linha leve.

A empresa consome em torno de 80 toneladas mensais de aço, insumos que impactam bastante os custos de produção e dos veículos. “Desde o início da pandemia, o material teve seus valores reajustados entre 200% e 300%, dependendo do tipo, e isso onerou nosso custo de produçãoo custo de aquisição dos implementos, dos caminhões e, consequentemente, do frete”, disse.

Na visão do CEO da 4TRUCK, a ação do governo deve gerar mais opções de fornecimento e amenizar a disparada de preços, favorecendo a indústria e o consumidor final, além de contribuir com o controle da inflação.

Fundada em 2012, a 4TRUCK é uma empresa de soluções sobre rodas para caminhões e caminhonetes da linha sobre chassi. Desenvolve e produz baús de alumínio (carga seca, revestidos e isotérmicos), baús lonados (sider) e carrocerias metálicas para o transporte de cargas, além de projetos customizados para atender necessidades específicas de seus clientes. Possui unidade de serviços para manutenção de frotas multimarcas de equipamentos.

Fonte: 4TRUCK

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.