Category Notícias

A ZF anunciou ontem (01) que uniu forças com a Mercedes-Benz Trucks para equipar seus caminhões elétricos com o eWorX, sistema de tomada de força eletrificada (PTO) da ZF. A solução “tudo-em-um” eWorX oferece aos fabricantes de carrocerias uma interface mecânica conhecida por acionar equipamentos de trabalho.

As duas empresas também estão colaborando estreitamente com a Palfinger, líder mundial na produção de guindastes e soluções de elevação, para equipar um caminhão de demonstração Mercedes-Benz eActros com um poliguindaste. Além disso, a ZF aplicou o eWorX a um eActros equipado com um guindaste da Meiller, líder global em reboques basculantes, muncks e poliguindastes. Ambos os veículos de demonstração foram apresentados na feira global IFAT 2022 de Munique nesta semana.

“Em estreita parceria com a Mercedes-Benz Trucks, esta nova expansão do nosso portfólio eMobility representa mais um ponto de prova para a estratégia de Mobilidade de Nova Geração do Grupo”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial da ZF, responsável pela nova divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF. “O eWorX está apoiando a transformação elétrica da indústria de veículos comerciais para um futuro mais sustentável”, enfatizou.

“Como fornecedor global número um para a indústria de veículos comerciais, a ZF possui um profundo conhecimento de sistemas do veículo completo. Com o eWorX, nosso portfólio de eletrificação vai além da linha de transmissão”, acrescentou Rehm.

Como um sistema totalmente integrado, o ZF eWorX oferece valor significativo para montadoras e carrocerias como um sistema modular, padronizado e inteligente que combina todas as funções necessárias para a eletrificação dos equipamentos que necessitam de tomada de força, em uma única unidade compacta. O eWorX da ZF representa um grande passo na transformação elétrica de veículos comerciais, pois oferece zero emissões locais e reduz significativamente os níveis de ruído, o que facilita a operação em cidades e áreas residenciais.

O sistema eWorX instalado nos veículos de demonstração possui um motor elétrico com potência nominal de 50 kW, um inversor e uma unidade de controle com software específico para a aplicação, bem como um sistema de refrigeração e uma bomba hidráulica. O eWorX atua como um gateway entre o veículo e seu equipamento de bordo, com comunicação perfeita através de uma conexão com o barramento CAN. A solução opera independentemente do sistema de acionamento do veículo e, portanto, pode ser usado com eixos elétricos e acionamentos centrais. A bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX. Com isso, o motor elétrico eWorX aciona a bomba hidráulica para o basculante. Portanto, não é necessária uma conexão mecânica ao motor de tração.

Fonte: ZF

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Fonte: Portal Estrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.