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EBA - Empresa Brasileira de Armazenamento, Redex e Operações Logísticas
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A Volvo passou a disponibilizar na linha FH um pacote aerodinâmico para redução do consumo de combustível. Trata-se de um conjunto de soluções cuja economia de diesel varia entre 3% e 8% dependendo da configuração da carreta.

Identidicado como Pacote Aero, a solução conta defletores laterais, de teto e chassis, spoiler dianteiro, suspensão pneumática, espaço entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais e dianteiros envolventes, bem como relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla32 atrás da cabine para permitir a instalação de tanques de combustível maiores.

De acordo com estimativas do departamento de engenharia da Volvo, a economia maior, de até 8%, é obtida na composição com o cavalo mecânico FH 6X2 e relação longa (2,85:1). Com o FH 6X4 a redução de consumo chega a ser de até 5% e no caso do FH 6×4 e e até 3% se o cavalo for 4X2.

Dependendo da configuração do caminhão, aplicação, rota e carga, os recursos aerodinâmicos podem reduzir o consumo de combustível em até 8% 

A redução de consumo do cavalo mecânico 6X2 com relação de diferencial mais longa se deve à velocidade final um pouco maior dentro da faixa verde de rotações. Dependendo da rota e carga, há ganho também do veículo rodar em rotações mais baixas. A consultoria técnica da Volvo analisa qual a melhor relação para as opções de tração ( 6×2, 6×4 e 4×2), para indicar qual a melhor configuração.

Redução de turbulência

O gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério, explica que após a instalação do pacote aerodinâmico, a economia é obtida devido ao menor arrasto do cavalo mecânico e carreta. Conforme acrescentou, alguns itens ajudam inclusive a reduzir a resistência do ar no implemento, porque um dos objetivos de toda a solução é diminuir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta. “Por isso, os ganhos em economia podem variar conforme aplicação, tipo do implemento, rota, topografia e velocidades, entre outros itens”, complementou.

O engenheiro de vendas da Volvo, Júlio Lodetti, adiciona que o Pacote Aero atua em pontos específicos da composição para melhorar não somente na aerodinâmica do cavalo mecânico, mas de todo o conjunto, incluindo o semirreboque.

“Estamos recriando nossa solução nessa área e os benefícios são muitos: economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais”, afirmou.

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Caminhões com implementos rodoviários mais altos que a cabine se beneficiam com ganho aerodinâmico, mas o dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento.

Outros recursos

Os modelos Volvo 2022 das linhas FH, FM e FMX trazem também como tecnologia para redução de consumo de combustível novos sistemas de Modos de Condução, com cinco opções de condução (econômica, standard, performance, off-road e heavy duty, também dependendo da versão do veículo. Para obter economia de combustível, a inteligência da transmissão I-Shift atua em diferentes situações mudando pontos e rotações das trocas de marcha.

Jeseniel Valério destaca que o combustível é o principal item da planilha de custos do transporte e acrescenta que diante dos preços cada vez mais altos, qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador. Nesse contexto, diz, “o Pacote Aero é mais uma solução da Volvo para aumentar a produtividade e baixar custos de transportadores que operam com caminhões da marca.

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Após a instalação do pacote aerodinâmico, a economia de combustível é obtida devido ao menor arrasto do cavalo mecânico e carreta,explica o gerente de engenharia de vendas da Volvo Jeseniel Valério 

Outra tecnologia da marca para reduzir consumo de combustível é o I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher, de forma automática, as melhores marchas para cada trecho.

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E os dados da rota são recebidos antes mesmo do veículo passar por ela. Outro recurso tecnológico é a função I-Roll da caixa de câmbio I-Shift, a qual identifica quando o caminhão pode trafegar em ponto morto para aproveitar o embalo nas descidas.                            

Função de componentes do Pacote Aero

Defletores de ar laterais: Desenvolvidos em testes no túnel de vento e nas estradas, em conjunto com o design da cabine do Volvo FH, proporcionam uma baixa resistência aerodinâmica do cavalo-mecânico e carreta para aumentar a economia de combustível.

Defletores de chassi: A aerodinâmica ao longo do chassi é muito importante. Quanto mais fluído o ar percorrer a composição, menor arrasto ao movimento o veículo terá. Este dispositivo atua em harmonia com os demais itens aerodinâmicos do Pacote Aero.

 Defletor de Teto: Leva em conta todo o formato aerodinâmico da cabine. Veículos com implementos rodoviários mais altos que a cabine se beneficiam com um ganho aerodinâmico expressivo. O dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento.

Spoiler dianteiro: É uma extensão do para-choque dianteiro, funcionando como um elemento aerodinâmico que direciona o ar por baixo do caminhão e contribui para a diminuição da turbulência.

Melhorias aerodinâmicas em pontos da cabine: Logo acima do para-brisa foi retirado o para-sol, melhorando o arrasto aerodinâmico do caminhão. Outros pontos específicos da cabine tiveram frestas tampadas e fluxo de ar alterado, tudo para melhorar a fluidez do ar pelo veículo.

Para-lamas dianteiro envolvente: Contribui para diminuição da turbulência na região das caixas de rodas dianteiras, trabalhando em equilíbrio com o spoiler dianteiro e os defletores de chassi.

Para-lamas traseiro integral: Além da contribuição aerodinâmica com a diminuição da turbulência entre a cabine e o implemento, ajuda na manutenção da limpeza do conjunto, além de ganhos estéticos.

Suspensão a ar: A suspensão a ar traz uma série de benefícios para a operação, como mais conforto, maior facilidade, agilidade e segurança nas trocas de carretas, possibilitando a montagem do caminhão com entre-eixos mais curto.

Fonte: Portal O Carreteiro

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